• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

CANIL - Histórico



Sendo cogitada a sua criação no mês de Agosto de 1970, após o Comandante Geral da PMPR ter decidido pela implantação de um Canil para Polícia Militar do Paraná, e através de estudos e visitas em outras Instituições Policiais Militares do Brasil com o envio de um Oficial para a coleta de materiais e subsídios necessários para a implantação de uma Unidade desta no âmbito da PMPR, no ano seguinte seria instituído o Canil da PMPR.

Após estes acontecimentos, fora criado em 14 de Dezembro de 1971 em um local improvisado nos fundos do Quartel do Comando Geral com a formação de uma equipe administrativa para fins de adestramento de cães, sendo que nesta época teria como primeiro Comandante o Cap PM ROBERVAL WANGEROTH DA SILVA, que era o Comandante da 3ª Cia que fazia parte do extinto Corpo de Operações Especiais.

Em 23 de Setembro de 1976, através da Portaria do Comando Geral nº 384/76-PM/1, houve a implantação da Companhia de Polícia de Choque, com dois Pelotões de Choque em Londrina e Cascavel, ambos com previsão de cães. Então, no ano seguinte, em 1977, o Canil da PMPR fora subordinado ao Comandante da Companhia de Polícia de Choque, através da Portaria nº 694/77-PM/1, de 18 de Março de 1977.

Através do Decreto nº 3.373 de 17 de Maio de 1977, publicado no Diário Oficial nº 54 de 18 de Maio de 1977, o Governador do Estado do Paraná, Exmo. Sr. JAIME CANET JUNIOR, criou o Sistema de Manutenção de Cães da PMPR, onde neste ano ainda o Estado do Paraná tinha como Secretário de Segurança o Exmo. Sr. ALCINDO PEREIRA GONÇALVES, e a Polícia Militar do Paraná tinha como seu Comandante Geral, o Exmo Sr. Cel CESAR TASSO SALDANHA LEMOS, que através da Portaria do Comando Geral nº 903/77-PM/1 de 20 de Junho de 1977, regulamentou o Decreto Estadual que criaria o Sistema de Manutenção de Cães da PMPR, Cabendo ainda se valer que em 03 de Dezembro de 1990, com a Portaria do Comando Geral 1.066/90, o decerto 903/77 sofreu algumas alterações.

Então, com a criação e regulamentação do Sistema de Manutenção de Cães da PMPR e do Canil da PMPR este se tornou o órgão Central do Sistema, vindo a ser denominado então de Canil Central da PMPR, sendo agora um órgão difusor de doutrinas de treinamento de cães e centro de criação, também passaram a fazer parte do Sistema de Manutenção de Cães da PMPR todos os Canis pertencentes à PMPR, denominados Canis Setoriais, sediados nas Unidades Operacionais da PMPR em todo o Estado do Paraná, entretanto, controlados e geridos pelo Canil Central.

O Canil Central da PMPR, hoje sediado em local próprio, há mais de quinze anos, na Rua Tomaz Otto, 490, bairro Pilarzinho, em Curitiba PR, conta com cães divididos nas raças Labrador, Rottweiler, Pastor Alemão, Blood Hund, Pastor Belga Mallinois, Cocker Espaniel, Cane Corso, Dobermann.

Além de seu efetivo o Canil Central da PMPR, existem hoje no Sistema de Manutenção de Cães da PMPR um número de 16 (dezesseis) Canis Setoriais espalhados em todo o Estado do Paraná que são geridos e controlados em suas doutrinas e filosofias pelo Canil Central da PMPR.

Recomendar esta página via e-mail: