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Histórico BPRv

Brasão

O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná, tem sua origem da antiga "POLÍCIA DE ESTRADAS", criada no ano de 1946 junto ao DER, a qual em 1951 tomou a denominação de POLÍCIA RODOVIÁRIA, tendo como Comandante o Capitão PM BENEDITO EVANGELISTA DOS SANTOS e 33 (trinta e três) guardas para a execução do policiamento ostensivo nas estradas.

Motos antigas

Em 1960, policiais militares foram empregados para atuarem juntamente com os civis nos 04 postos de fiscalização de tráfego existentes: Rondinha, Rincão, Bateias (na estrada do cerne) e São João (estrada da graciosa). Em 1962, por sugestão do Major PM REINALDO JOSÉ MACHADO, o Governo resolveu reunir, sob direção única, a POLÍCIA RODOVIÁRIA, com a denominação de "CORPO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO", cuja existência foi reconhecida pelo Decreto nº 8.999 de 27 de julho de 1962, já previsto como Unidade da PMPR na estrutura da SESP.

Onibus Araucaria

Mas, efetivamente, em 27 de outubro de 1964, o referido corpo foi concebido como Unidade Orgânica da Polícia Militar do Paraná, em caráter definitivo, através do decreto nº 16.316.

Polícia de Estradas - 1946

Em maio de 1967, o Corpo de Policiamento Rodoviário foi incluído no texto constitucional, desta forma em 04 de Outubro de 1968 foi extinto o Grupo Ocupacional do DER, responsável até então juntamente com a Polícia Militar pelo policiamento nas rodovias paranaenses, sendo os componentes deste Grupo aproveitados no quadro do Corpo de Policiamento Rodoviário e consequentemente, definiu-se a competência do novo Corpo através do Decreto nº 12.471, ficando o policiamento preventivo, ostensivo e repressivo em todas as rodovias estaduais e federais dentro do território do Estado do Paraná sob a responsabilidade da Polícia Militar.


Os componentes do Grupo Ocupacional do DER que optaram pela permanência no Corpo de Policiamento Rodoviário foram incluídos na Corporação como oficiais e sargentos especialistas, sendo submetidos a um curso de adaptação na Academia Policial Militar do Guatupê com duração de um ano.

Com o desenvolvimento do Estado, tornou-se imperioso dotar o Corpo de Policiamento Rodoviário, de material aperfeiçoado e pessoal mais adestrado, quando então, no ano de 1971, foram destinados ao Corpo, veículos Volkswagem modelo Variant, equipados com maca móvel, caixas de primeiros socorros e equipamentos diversos para atendimento aos usuários, com as novas cores padrão da Unidade (amarelo e preto), destacando-se o símbolo da Polícia Rodoviária (o Delta).

Variant

Em 1974, o poder executivo autorizou o reaparelhamento do Corpo de Policiamento Rodoviário, e no ano seguinte foi firmado o "Termo de Cooperação" entre o DER e a PMPR.

Em 08 de janeiro de 1976, com a Lei 6774 (Lei de Organização Básica da PMPR), o Corpo de Policiamento Rodoviário passou a denominar-se BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA, como Unidade especializada subordinada ao Comando do Policiamento do Interior, com área de atuação nas rodovias estaduais e federais conveniadas do Estado do Paraná.

Foto de acidente

Desde sua efetiva criação como Unidade da PMPR, o BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA, foi se consolidando através de relevantes serviços prestados à comunidade paranaense, preservando a ordem e garantindo a obediência ao poder constituído, às leis e normas de circulação no trânsito rodoviário. Em 1975 e 1978, o Quadro Organizacional e de Distribuição de Pessoal (QO/DP) passou por algumas alterações, porém o efetivo permaneceu inalterado, ou seja, 725 homens.

Policiamento na estrada

Até 1975 o Corpo de Policiamento Rodoviário possuía apenas 03 Companhias, respectivamente, 1ª Companhia de Polícia Rodoviária, com Sede em CURITIBA, 2ª, com Sede em LONDRINA, e 3ª com Sede em CASCAVEL. Em 1975, foi criada a 4ª Companhia de Polícia Rodoviária, com Sede em MARINGÁ, em 1978 a 5ª Companhia, com Sede em PONTA GROSSA, e em 1994 foi criada a 6ª Companhia de Polícia Rodoviária, com Sede em PATO BRANCO.

Policiamento Rodoviário

Atualmente o BPRv possui 64 (sessenta e quatro) Postos de Policiamento Rodoviário, distribuídos em pontos estratégicos por todo o Estado do Paraná, abrangendo 12.476 Km de Rodovias Estaduais e 3.690 Km de Rodovias Federais Delegadas.
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