• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

14/11/2014

Solenidade de aniversário do 22º BPM é realizada na RMC com a presença de autoridades e entregas de medalhas e homenagens

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Para comemorar os dois anos de existência do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), uma solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (13/11), na sede da unidade no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nem o mal tempo estragou o brilho da festividade que contou com a entrega de medalhas e homenagens a autoridades civis, militares, integrantes da corporação e parceiros do batalhão. O Chefe de Estado Maior da PM, coronel Maurício Tortato, presidiu a cerimônia.

“É um sentimento inigualável poder ter iniciado um trabalho há dois anos em condições precárias, pois sabemos que quando iniciamos um batalhão começa praticamente em terra batida. Com o apoio de comandantes e diretores fomos ampliando nossa capacidade para podermos chegar no nível que estamos hoje. Ainda estamos 50% do que temos condições de chegar, mas acredito que dentro daquela prática de fazer muito mais com menos, este é o nosso lema”, afirma o Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro.

“A instalação do batalhão foi fundamental para nossa região para que nós pudéssemos diminuir os índices de violência no nosso município. Vemos o avanço que aconteceu, mais recentemente com a UPS e posteriormente com os módulos móveis. Tivemos um salto em qualidade dos atendimentos e temos que agradecer a gloriosa Polícia Militar que com certeza tem feito a diferença”, disse a Prefeita de Colombo, Bete Pavin.

MEDALHA MÉRITO 22º BPM – A condecoração foi criada pela portaria do Comando Geral número 846 de 10 de outubro de 2013, do boletim geral de 195, a qual tem como intuito agraciar aqueles que foram essenciais para a consolidação do funcionamento da unidade.

Foram agraciados com a medalha “Mérito 22º BPM” o Presidente da AVM, coronel Eugênio Semer, o Comandante do 6º CRPM, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, o Chefe do Estado maior do 6º CRPM, tenente-coronel Sérgio Luiz Ferreira dos Santos, cabo José Antônio Mocelin Ceccon, o cabo Marco Antônio dos Santos, a soldado Vânia Cristina Soldi e soldado Elilson Marcelino dos Santos.

Também receberam a medalha o Deputado Estadual Rasca Rodrigues, a Juíza de Direito Paula Priscila Figueira, Juiz de Direito José Orlando Siqueira, Presidente da Câmara Municipal de Colombo, José Renato Strapasson, Promotor de Justiça de Campina Grande do Sul, Octacilio Sacerdote Filho, Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Gilberto Hartkopf, Presidente da Câmara Municipal de Quatro Barras, Antônio Cezar Creplive, Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, Sergio Cavagni, Presidente da Câmara Municipal de Bocaiúva do Sul, José Hamilton Bernardi, Presidente da Câmara Municipal de Tunas do Paraná, Tito Maria dos Santos e o Presidente da ACIC Colombo, Gilberto Strapasson.

“Me senti extremamente honrado por receber esta homenagem e em saber que estou sendo útil para minha corporação. Gosto muito da minha profissão e temos um companheirismo importante para a realização da nossa atividade”, afirma o cabo José Antônio Mocelin Ceccon do Pelotão de Trânsito do 22º BPM.

MEDALHA POLICIAL MILITAR – Criada através da Lei 1.948 de 1920, a medalha é uma honraria feita a policiais e bombeiros militares para homenageá-los pelos excelentes serviços prestados à corporação ao completarem 10, 20 ou 30 anos de carreira. Para ser condecorado é preciso que o policial ou bombeiro tenha um bom desempenho em suas funções.

Em seguida alguns colaboradores do 22º BPM foram receberam a homenagem “Amigo de Valor”, sendo agraciados com um mimo pelo apoio prestado durante estes dois anos do batalhão. “Foi gratificante receber esta homenagem. Procuramos trabalhar em parceria com o batalhão e sempre tivemos resposta das informações que necessitávamos. Estendo esta homenagem a toda a minha equipe”, ressalta a Presidente do Jornal de Colombo, Maria Zuleide Gomes.

Também em virtude da comemoração os Correios criaram um selo especial alusivo a data, o qual foi apresentado por um representante dos Correios, Robson Leme Galdegan. A obliteração do selo comemorativo foi assinado e carimbado pelas autoridades civis e militares. “Este selo comemorativo foi uma oferta da empresa Correios e Telégrafos do Brasil, algo raro que demonstra o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que temos feito”, afirma o tenente-coronel Monteiro.

De acordo com o Comandante do 22º BPM, desde o início de suas atividades a unidade realizou a prisão de 5 mil pessoas, a apreensão de 470 armas e mais de 3 mil pedras de crack, além da recuperação de 2 mil veículos. Todas as ações foram desencadeadas pelos mais de 500 policiais militares que atuam nas áreas que abrangem o batalhão.

“Espero que nos próximos anos estes índices apresentados reduzam, porque a atividade de polícia deve ser preventiva. Se tivermos estratégias de prevenção não teremos ocorrência criminal, então a nossa intenção é que não tenham tantas armas apreendidas e sim que o crime seja evitado”, completa o tenente-coronel Monteiro.

Estavam presentes no evento o Chefe de Estado Maior da PM, coronel Maurício Tortato, o Ajudante Geral, coronel Washington Alves da Rosa, o Comandante do 6º CRPM, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, os prefeitos dos municípios de Colombo, Pinhais, Campo Magro, Bocaiúva e Quatro Barros, deputados, vereadores, além de Comandantes de Companhias, oficiais e praças da corporação e convidados.

BATALHÃO - O 22º BPM teve suas atividades iniciadas em 1º de novembro de 2012, atendendo atualmente 13 municípios da Região Metropolitana Norte, sendo eles Almirante Tamandaré, Colombo, Campo Magro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Bocaiúva do Sul, Adrianópolis, Tunas do Paraná e Pinhais.

A unidade está dividida em cinco companhias, sendo a 1ª Companhia em Colombo, a 2ª Companhia em Almirante Tamandaré, abrangendo Campo Magro, a 3ª Companhia em Rio Branco do Sul, abrangendo Itaperuçu, Serro azul e Doutor Ulisses, a 4ª Companhia em Quatro Barras, abrangendo Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Adrianópolis e Campina Grande do Sul, e a 5ª Companhia em Pinhais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.