• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

13/07/2017

Operação Hermes da Polícia Militar intensifica policiamento em Curitiba (PR) e emprega novas viaturas adquiridas pelo Governo do Estado

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Capital do estado, principalmente a região central, está recebendo uma intensificação no policiamento por meio da Operação Hermes da Polícia Militar do Paraná desde às 15 horas desta terça-feira (11/07) com o intuito de coibir diversos crimes como furtos, roubos, danos ao patrimônio, tráfico de drogas, dentre outros, focando na região comercial. Participam da ação equipes pertencentes ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) e as unidades especializadas da PM com as novas viaturas disponibilizadas pelo Governo do Estado. Os policiais fazem abordagens, bloqueios e pontos fixos em locais pré-determinados.

“Queremos intensificar o policiamento com a ajuda das novas viaturas recebidas da Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado. A mobilidade que uma viatura traz é importantíssima para que possamos dar um atendimento mais rápido as demandas da população. Recebemos algumas reclamações de comerciantes da área central e com esta operação buscamos intensificar as ações com diversas abordagens”, ressalta o tenente-coronel Naasson Polak que é Comandante do 20º BPM.

Segundo o Chefe de Planejamento e respondendo pelo Comando do 12º BPM (área central), major Emídio Angelotti, a intenção da operação é focar na região central da cidade a partir de um levantamento feito pelo mapa do crime. O objetivo é intensificar o policiamento, bem como apreender armas e drogas e localizar foragidos da justiça. “Verificamos os locais de maior incidência de ocorrências e deslocamos viaturas de guarnição, algumas motos e nossa equipe de inteligência”, explica.

“Os policiais farão diversas abordagens e também o patrulhamento ostensivo na região de comércio de toda a capital, bem como pontos fixos em locais de maior circulação de pessoas. As equipes atuarão com base no policiamento comunitário por meio de entrevistas com funcionários e proprietários de estabelecimentos para verificar quais as necessidades de segurança pública, a fim de que a PM possa atuar nesse foco”, conta o major Angelotti.

Já nas primeiras horas da operação uma equipe da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foi abordada por um homem, o qual informou que seu veículo havia sido violado e sua mochila, contendo um notebook e um celular, levada. Com a ajuda do rastreador os policiais localizaram o telefone da vítima em uma lixeira na Praça Tiradentes.

As ações estão sendo desempenhadas pelas novas viaturas adquiridas pelo Governo do Estado, as quais foram entregues nesta e na semana passada para reforçar a segurança em todo o Paraná. Participam da operação equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e os módulos móveis, além do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.