• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

10/08/2017

Cerimônia de agradecimento a Deus pelos 163 anos da Polícia Militar reúne centenas de pessoas na Capital

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Boqueirão, em Curitiba, protagonizou pela primeira vez a cerimônia de Ação de Graças pela Polícia Militar do Paraná nesta quarta-feira (09/08). Os militares estaduais convidados para o culto foram calorosamente recepcionados pelos fiéis que lotaram o local. A comemoração é alusiva aos 163 anos da corporação.

Militares estaduais de diversas unidades da Capital e Região Metropolitana compareceram na cerimônia, alguns inclusive trouxeram seus filhos e demais familiares para render graças a Deus por mais um ano de história e prestação de serviços da Polícia Militar à sociedade. Diferentemente de outro culto rotineiro na igreja, as dependências foram ornamentadas de maneira cuidadosa elegante.

Luzes na fachada e uma exposição de viaturas antigas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Corpo de Bombeiros indicavam logo na entrada que a reunião tinha uma motivação especial: o aniversário de 163 anos da Polícia Militar. Os cadetes da Escola de Formação de Oficiais (EsO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e os lanceiros do Regimento de Polícia Montada (RPMon) orientaram os convidados e abrilhantaram ainda mais o evento religioso.

“No Brasil uma parcela muito grande da população é cristã e na Polícia Militar não é diferente, por isso fazemos a missa e o culto como ação de graças ao Senhor, pois Ele tem sustentado essa instituição há 163 anos, bem como seus integrantes para que possamos aprimorar nosso conhecimento a fim de dedicarmos o melhor serviço aos cidadãos paranaenses”, salientou a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, também esteve presente e ressaltou a importância que a veneração a Deus na vida do militar estadual. “Além do condicionamento físico e psicológico, acreditamos que o apoio espiritual é essencial para o bombeiro e policial militar. Este ano a comunidade adventista acolhe a PM de uma maneira agradável, recebendo as bênçãos para o Comando e para todos os integrantes da corporação”, disse.

Durante a reunião os capelães da PM, o cabo Rogério Luiz e o soldado Jhonathan Santos fizeram uma prece pelas famílias dos militares estaduais que perderam seus entes queridos durante o cumprimento do dever. “Esse é o momento de celebração por mais um ano de existência da nossa corporação e pensando no policial militar como um ser religioso é pertinente essa felicitação da tropa”, afirmou o soldado. “Entendemos que a Palavra de Deus é o que leva a esperança e conforto para as famílias”, destacou o cabo Rogério.

A palestra foi feita pelo responsável pela região, pastor André Flores, o qual se preparou especialmente para a cerimônia. “O trabalho da Polícia Militar é uma extensão daquilo que Deus deseja que todo o ser humano faça e eles fazem com honra e prazer pela comunidade”, disse.

O pastor titular da igreja, Cesar Bilinski, agradeceu a presença dos policiais militares em sua igreja e acredita que foi a oportunidade para o público evangélico conheça melhor a Polícia Militar. “É importante haver união entre a igreja e o serviço militar, é uma gratidão a Deus por tudo o que os policiais militares têm feito pela sociedade”, afirmou.

Estiveram na solenidade a Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa de Paula Dias, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira, o Comandante do 20º Batalhão, tenente-coronel Nassom Polak, o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, o Chefe do Setor de Planejamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Samuel Prestes, o Presidente da Assofepar, coronel da reserva Isaias de Farias, o Chefe da comunidade evangélica da corporação, tenente-coronel Jayme Cabral, além de demais convidados e fiéis da igreja.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.