• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento do Interior

11/10/2017

Pela primeira vez BOPE forma policiais militares no Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis no interior do estado

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Uma solenidade na manhã desta quarta-feira (11/10) em Cascavel (PR), Oeste do estado, formou 23 policiais no Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis - Categoria Cabos e Soldados 2017, Turma II. As atividades foram realizadas pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) no núcleo de ensino do 6° Batalhão de Polícia Militar. Os profissionais de segurança pública passaram por 31 dias de aulas práticas e teóricas, estando habilitados para operar em tropas especializadas em CDC.

De acordo com o Comandante da Companhia de Choque, capitão Paulo Renato Aparecido Siloto, esta é a primeira vez que o curso acontece no interior do estado. “As aulas iniciaram-se no dia 11 de setembro com 35 alunos e encerram na data de hoje com 23 formandos. Participaram da especialização policiais militares de batalhões do 2º, 3º e 5º Comandos Regionais da PM”, explica.

O curso foi feito pelo BOPE no núcleo de ensino do 6º BPM, em Cascavel, e finalizou com 250 horas de atividades ao longo de 31 dias. Foram ministradas aulas de legislação, técnicas e tecnologias não letais, policiamento em grandes eventos e gestões de multidões, técnicas básicas e avançadas de Controle de Distúrbios Civis, dentre outras.

Os alunos também fizeram uma visita técnica ao Batalhão de Polícia de Choque de Santa Catarina, em Florianópolis, com o intuito de trocar experiências. Segundo o capitão Siloto, os formandos estão habilitados a operar em tropas especializadas em CDC de maneira técnica e doutrinária, garantindo sua eficiência e, acima de tudo, a preservação dos direitos dos cidadãos.

Para o soldado Osmar Wanderlei de Paula, pertencente ao 11º Batalhão da PM, é uma honra aprender mais e participar de um curso tão importante para a corporação. “Estou muito feliz em poder concluir esta etapa profissional e daqui pra frente o objetivo é tornar-me um multiplicador de conhecimento”, destaca.

“Foi um período de muita aprendizagem. Nestes dias passamos por algumas dificuldades, mas com muita determinação conseguimos chegar ao final do curso e levaremos a doutrina e todo o conhecimento adquirido para as demais unidades da PM do interior do estado”, disse o soldado Renan Aparecido Neves da Silva, pertencente a 5ª CIPM.

*Colaboração: Mahara Paola – Auxiliar de Comunicação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.