• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

11/10/2017

Homenagem ao legado do coronel João Gualberto marca cerimônia da Polícia Militar em Curitiba

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), promoveu um desfile militar na manhã desta quarta-feira (11/10) no bairro Santa Quitéria, em Curtitiba, para celebrar o 143º aniversário de nascimento do Patrono da unidade, Coronel João Gualberto de Sá Filho (1874-1912). Autoridades e militares estaduais foram condecorados com a medalha que leva o nome do oficial que foi comandante do Regimento de Segurança do Estado do Paraná, antiga denominação da PMPR.

Uma grande movimentação de viaturas e policiais militares com fardas de gala despertou a curiosidade dos moradores e comerciantes do bairro Santa Quitéria. O desfile das tropas foi na Rua Curupaitis e contou com a apresentação de tropas da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e da Radiopatrulha (RPA).

Um dos momentos mais especiais foi a entrega da medalha “Patrono Coronel João Gualberto” aos militares estaduais, civis e entidades públicas ou privadas que contribuíram de alguma forma para o crescimento da unidade. Foram condecorados o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), Antônio Loyola Vieira, a Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, O Chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, Ajudante-Geral da PMPR, coronel Reginaldo Silva de Oliveira, além de oficiais superiores, comandantes de unidades e membros da corporação.

O secretário Wagner Mesquita ressaltou que os herois da Polícia Militar, como o coronel João Gualberto, devem ser cultuados pela dedicação e doação à causa pública que deixaram à toda corporação. “É importante enaltecer essas pessoas que são referência para a instituição e estes bons exemplos devem ser replicados as novas gerações. O 12º BPM é especial e tem sido desafiado em momentos de proteção à sociedade. Recentemente tivemos operações, eventos esportivos e outras demandas. É uma grande satisfação participar deste evento e receber esta medalha”, disse.

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, a solenidade é uma maneira de resgatar o passado para referenciar o futuro. Ele anunciou que no próximo dia 22 (domingo) haverá um evento de homenagem aos integrantes da corporação que morreram na Batalha do Irani durante a Guerra do Contestado (1912) e foram sepultados na “Vala dos 21” em solo catarinense. ”Vamos marcar a nossa história e registrar para todo o sempre esse momento épico do nosso estado e da nossa Polícia Militar do estado do Paraná”, salientou.

O Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos, frisou a importância da unidade no cenário estratégico de segurança e lembrou que o público flutuante atendido pelo batalhão é de aproximadamente 1 milhão de pessoas nos 28 bairros de Curitiba, além disso ele ressaltou a valorização da tropa. “Esta é uma unidade diferenciada que, além de lidar com as questões rotineiras de policiamento em sua área de atuação, acompanha manifestações e eventos de grande porte”, reforçou.

O cabo Laudemir Carneiro dos Santos que trabalhou por 18 anos no batalhão e hoje atua pelo 22º Batalhão da PM (RMC), destaca a importância de receber a homenagem. “É uma honra ser gratificado com esse reconhecimento. O tempo que passei aqui não foi em vão e fiquei lisonjeado com essa valorização dos serviços prestados”.

“Fui integrante desta unidade por muito tempo, e é muito gratificante ser reconhecido pelo trabalho que prestei em prol da comunidade paranaense. Aproveitei o momento para trazer minha família e comemorar esta homenagem” disse o tenente Gabriel Zago de Oliveira, que agora atua no 19º Batalhão, na região Oeste do estado.

Prestigiaram a cerimônia o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; o Procurador República João Gualberto Garces Ramos; o Procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira; o Comandante-Geral da PM, coronel Mauricio Tortato; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos; o Assessor Militar do Tribunal de Justiça, o coronel Guilherme Teider Rocha; o Diretor de Ensino e Pesquisa e Comandante da APMG, o coronel Mauro Celso Monteiro; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o coronel Antnio Zanatta Neto; o Ajudante-Geral, o Coronel Reginaldo Silva de Oliveira; o Coronel Paulo Virgilio Guimarães; o Desembargador de Tribunal de Justiça Antonio Loyola Vieira e o Presidente do Conseg São Brás, Jurandir Rosa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.