• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Administrativo

09/11/2017

Oficial da PM participa do III Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial e é eleito Presidente da Direção Executiva da RINEP

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Polícia Militar do Paraná foi representada por seu Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, no III Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial que aconteceu entre os dias 1º e 3 de novembro na Cidade do México. No evento o Oficial da PM foi eleito o Presidente da Direção Executiva da Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP) que atuará em 2018.

A eleição é feita anualmente e em 2017 foi presidida pela Doutora Laura Carrera Lugo, Comissária Chefe da Polícia Federal do México e Coordenadora do Sistema de Desenvolvimento Policial. “Fui eleito o presidente dessa Direção Executiva com mandato de um ano onde vamos coordenar todos os projetos de crises que foram estabelecidos nesta última reunião e devem ser executados no ano que vem, assim como o IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial que acontecerá no Paraná, provavelmente no mês de novembro”, explica o coronel Monteiro que exercerá a função de Presidente da Direção Executiva da RINEP em 2018.

O Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial é organizado pela Polícia Federal Mexicana e acontece desde 2015, sendo originado pela Polícia Nacional da Colômbia com o apoio da INL (Boureau International Narcotcis and Law Enforcement), do Departamento de Estado dos EUA, da AMERIPOL (Comunidade de Polícias da América) e UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). De acordo com o coronel Monteiro, no ano passado a Polícia Militar do Paraná foi representada pela APMG na sua primeira participação no encontro que aconteceu na cidade de Bogotá, Colômbia, e também passou a ser signatária da RINEP, sendo a primeira e única polícia estadual participante da rede, juntamente com a Academia Nacional da Polícia Federal do Brasil.

Neste III Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial participaram mais de 30 Diretores de Educação Policial das Américas e da Europa, e mais de 35 Diretores de Escolas de Polícia do México, o que, segundo o Oficial da PMPR, possibilitou um amplo debate e reflexões sobre a educação policial. Após a escolha como Presidente da Direção Executiva da Rede de Internacionalização de Educação Policial, o coronel Monteiro destaca que a APMG, Escola Superior de Segurança Pública vinculada academicamente a UNESPAR, se consolida ainda mais decisivamente no cenário nacional e internacional no ensino policial.

“É importante integrarmos esta rede e estarmos dentro das suas diretrizes que é o fomento para a qualificação e educação policial de qualidade, com matrizes curriculares e um projeto internacional das problemáticas principais que acontecem no mundo, como por exemplo o tráfico de drogas. Hoje a APMG está inserida em um modelo de educação e teremos um grande ganho para nossa instituição”, destaca o Diretor de Ensino e Pesquisa e Comandante da APMG, coronel Monteiro.

RINEP - A Rede de Internacionalização de Educação Policial tem como missão promover atividades de internacionalização educativa entre as instituições oficiais de educação policial universidades que atuam na área, gerando projetos de cooperação acadêmica internacional e interinstitucional com a finalidade de permitir a garantia da qualidade destas organizações, contribuindo para uma perspectiva de bem-estar e segurança com cidadania de cada país.

A RINEP tem quatro linhas de ação: internacionalização curricular, internacionalização da pesquisa acadêmica em ciências policiais, mobilidade e intercâmbio acadêmico policial e de pesquisadores e certificação internacional de alta qualidade para cursos na área das ciências policiais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.