• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

04/12/2017

Batalhão da região Leste de Curitiba comemora 11 anos de criação com homenagens e entrega de medalhas

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Dezenas de pessoas participaram da solenidade de comemoração dos 11 anos de criação do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), na manhã desta segunda-feira (04/12). Houve a entrega da medalha Guardiões da Região Leste de Curitiba aos que contribuíram com o fortalecimento da unidade. O evento ocorreu no Centro de Eventos do Sistema Fiep, no bairro Jardim Botânico, na Capital.

O batalhão atua numa área de 135,9 km² na região Leste da capital do Paraná, abrangendo 29 bairros residências e com vastas áreas comerciais e de atacado, atendendo mais de 650 mil habitantes. De acordo com o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, com mais de uma década de existência, a unidade já conquistou o respeito da população pela atuação em prol da segurança pública.

“O 20º Batalhão foi uma unidade criada em condições adversas, mas que mesmo assim consolidou-se e teve comandantes batalhadores na busca pela excelência na prestação do serviço à população. Tivemos a entrega da medalha Guardiões da Região Leste de Curitiba, uma demonstração de que essa unidade deu certo e agradece as pessoas que se somam à PM nos esforços por uma segurança pública melhor para a sociedade”, destacou.

Para o atual comandante do 20º BPM, tenente-coronel Naassom Polak, a maior comemoração não se restringe somente à data, mas também à vida de cada policial militar que integra a unidade, independentemente de sua função exercida. “Nenhum policial nosso sucumbiu em combate e isso é valioso. Comemoramos a vida dos integrantes desse batalhão, que labutam diuturnamente e, mesmo com dificuldades e limitações, são os responsáveis pela redução nos índices de criminalidade”, ressaltou.

Durante o evento houve a entrega da medalha Guardiões da Região Leste de Curitiba. A honraria foi criada este ano para homenagear militares estaduais (oficiais e praças) e pessoas da comunidade que contribuíram com o batalhão e atuaram incondicionalmente pela segurança pública. “Todo ser humano possui desejos e um deles é a valorização, por mais que o desempenho da função seja o esperado, reconhecer a atuação desses nobres profissionais ressalta que a corporação percebe sua importância e sua dedicação”, disse o tenente-coronel Polak.

Dentre os homenageados esteve a família do soldado Wesley Wichnieski, que faleceu durante o serviço em 17 de abril de 2014. A mãe recebeu a medalha. “Tenho certeza que esse momento jamais cairá no esquecimento dessa senhora, e que seu filho deu a vida pela comunidade”, disse o Oficial. Diversos oficiais e praças também foram homenageados, além do Juiz Federal Marcelo Malucelli.

Estiveram no evento o Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel, o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o Subcomandante-Geral da corporação, coronel Arildo Luis Dias, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos, o Assessor Militar do Tribunal de Justiça, coronel Guilherme Teider Rocha, o Diretor de Pessoal da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, o Ajudante-Geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira, o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, o Presidente da Assofepar, coronel Izaias de Farias, o Presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa, presidentes de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), ex-comandantes do 20º BPM, oficiais e praças da corporação, bem como convidados.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.