• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

11/10/2018

Batalhão da PM comemora o 144º aniversário de nascimento do Coronel João Gualberto

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), promoveu uma cerimônia nesta quinta-feira (11/10) para marcar o 144º aniversário do Coronel João Gualberto, Patrono da unidade. O evento ocorreu no Shopping Curitiba, devido à chuva. Houve homenagens com a entrega do Certificado Amigo do 12º BPM às personalidades civis, e da medalha João Gualberto aos militares estaduais.

Durante o evento, o Subcomandante da Instituição, Coronel Arildo, fez questão de ressaltar a importância que a PM tem dentro da sociedade, mesmo que, por muitas vezes, ela não seja reconhecida como deveria. “Ao longo do tempo, como foi com Joao Gualberto e tantos outros, que construíram caminhos que, ao nosso ver, eram pautados pela disciplina, lealdade, honra, defesa da família, da pátria e da sociedade, com a nossa Corporação não é diferente. Ela se pauta, justamente, pelos ensinamentos de defesa social, defesa do cidadão, defesa daqueles que, em situação de alto risco, mais precisam do apoio do Estado”, afirma.

O Coronel João Gualberto, enquanto servia à Polícia Militar, foi convidado ao cargo de prefeito de Curitiba, mas recusou o convite, optando por se tornar comandante da Instituição. Foi combatente na guerra do Irani, ocorrida em 12 de outubro de 1912, época de um marco único para a história do Paraná: a Guerra do Contestado.

“O sacrifício extremo deste homem não foi em vão, jamais será esquecido”. Foi assim que o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), Coronel Péricles de Matos, definiu a importância do Patrono durante o evento. Ele ainda ressaltou o valor dos ensinamentos deixados por João Gualberto, eternizados até os dias atuais: “Hoje eu consigo ver à minha frente que o Coronel continua vivo, dentro de cada um de nós, do mais antigo ao mais moderno, representado pela manutenção dos seus valores e ideias perpetuados dentro da nossa formação”, diz.

O atual Comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Wagner, também destacou a importância de Joao Gualberto para a história paranaense: “Tenho um orgulho muito grande de ser o atual comandante do 12º Batalhão, um batalhão histórico, que possui um patrono que foi herói não só para a Policia Militar do Paraná, mas também para a história do nosso Estado”, destaca.

Ao longo do evento, foram distribuídas diversas homenagens aos presentes. Os ex-comandantes receberam uma placa comemorativa, enquanto que os demais militares e civis homenageados foram prestigiados com a entrega do “Diploma Amigo do 12º Batalhão” e da “Medalha Coronel João Gualberto”. Criada em 5 de novembro de 2012, a medalha alusiva ao ex-Comandante é destinada a militares e civis que, de alguma forma, contribuem ou contribuíram com serviços prestados ao Batalhão.

PRESENÇAS – Estiveram no evento, além do coronel Arildo, do coronel Péricles e do tenente-coronel Wagner, o Chefe do Estado Maior, coronel Antônio Zanatta Neto, o Reitor da PUC, Waldemiro Gremski, o Diretor Presidente dos Supermercados Condor e Presidente da APRAS – Associação Paranaense de Supermercados, Pedro Joanir Zonta, o Diretor de Segurança no Coritiba Foot Ball Club, Odivonzir Frega, a Promotora de Justiça Danielle Cristine Cavali Tuoto, o Presidente da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, Alvaro Miguel Rychuv, o Coordenador do Conselho de Segurança da Associação Comercial do Paraná (ACP), Acef Antônio Said, a Gerente Geral do Bourbon Curitiba Convention Hotel, Tatiane Marques, além de ex-comandantes do 12º Batalhão, demais integrantes da PM, convidados e agraciados.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.