• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Aviso de Pauta

05/11/2018

PAUTA DIA 07/10 – 10H – Durante evento em Piraquara, BPGd comemora seus 54 anos de história

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) completará 54 anos de existência e comemorará a data durante cerimônia na sede da unidade no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta quarta-feira (07/11). No evento, que contará com a presença de autoridades civis e militares, será feita a entrega da “Medalha Policial Militar”.

Durante a cerimônia militares estaduais serão agraciados com a “Medalha Policial Militar”, a qual foi criada através da Lei 1.948 de 1920 para homenagear os policiais pelos excelentes serviços prestados à corporação ao completarem 30, 20 ou 10 anos de carreira, medalha de ouro, prata e bronze, respectivamente. Para ser condecorado é preciso ter um bom desempenho em suas funções.

Estarão presentes na solenidade o Comandante do 6º CRPM, coronel Valterlei Mattos de Souza; o Comandante do BPGd, tenente-coronel Cezar Kister; Comandantes de batalhões e companhias, bem como oficiais e praças da corporação, autoridades civis e militares, convidados e a comunidade no geral.

HISTÓRIA – Em 1821 os presos cumpriam as suas penas em instalações existentes no quartel do então Corpo Policial. Neste período, a guarda, então, passou a denominar-se Destacamento da Milícia Estadual, que tinha por encargo a manutenção da segurança e vigilância da população carcerária.

Em 27 de outubro de 1964 o Governo do Estado do Paraná baixou o Decreto nº 16.316, criando o Corpo de Polícia de Estabelecimentos Penais (CPEP). Em função da Reorganização das Polícias Militares do Brasil, através da Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM), o Governo do Estado baixou a Lei de Organização Básica da Polícia Militar (LOB/PMPR) nº 6.774, de 08 Jan 76. Com essa Lei, a Unidade CPEP passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

O mesmo Decreto Governamental que criou o Batalhão de Polícia de Guarda, criaria também a 1ª, 2ª e 3ª Companhia de Polícia de Guarda. Atualmente o BPGd está sediado na Cidade de Piraquara, e conta com quatro companhias.

Serviço: Solenidade de aniversário do BPGd

Data: 07/11/2017 (quarta-feira)

Hora: 10h

Local: Sede do BPGd

Endereço: Rua Reinaldo Meira, nº 978, Bairro São Cristóvão - Piraquara (RMC).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.