• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Policiamento da Capital

15/03/2019

Ação social do 20º Batalhão leva presentes e diversão para crianças do AMA em Curitiba

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

As crianças que são atendidas pela Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer (AMA) tiveram uma grande surpresa na tarde desta quinta-feira (14/03). Policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), levaram presentes, atividades e muito carinho para os pequenos.

Vilmar Leonel Babio, morador de Piraquara, foi o responsável pela pelo contato os policiais do 20º Batalhão e a Associação. “Eu e a minha esposa já fazemos alguns trabalhos sociais e queríamos fazer uma surpresa para a AMA e procuramos a unidade e o resultado foi lindo”, disse.

Segundo o tenente Romário José Jonck, após a sugestão de Vilmar, os policiais se uniram para preparar um dia especial. “Nós mobilizamos os militares, cada um escolheu uma criança e comprou um presente para cada uma. Hoje viemos fazer essa entrega e trouxemos três policiais das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (ROCAM) e um módulo móvel, onde eles foram pintados pela soldado Kelly, que se voluntariou para essa atividade”, contou.

“Para nós é uma atitude simples, mas para essas crianças só de verem de farda já acham o máximo, elas conseguem refletir um super-herói”, disse a soldado Kelly Suzana Cortes Chaves. “Às vezes eles podem ter um contato com a polícia que não seja um pouco agradável e pode repercutir de uma maneira não tão feliz na vida deles futuramente, por isso adotamos ações comunitários para nos aproximar da população. Viemos fazer essa surpresa para as crianças trazendo um bolo, e apresentando algumas atividades como pintura de rosto, mas o mais marcante foi poder deixar um abraço especial para todos”, complementou.

O instituto completa 16 anos este ano e se mantém exclusivamente por doações, sem nenhum vínculo governamental. Nosso atendimento é focado em crianças de um até 12 anos. Os menores ficam período integral, e os maiores estudam pela parte da manhã e estudam no contra turno.

A AMA presta atendimento para 102 crianças e destas 60 permanecem todos os dias da semana na instituição. Essas são crianças de risco social, que sofreram algum tipo de abuso ou violência. “Também fazemos o atendimento para crianças especiais, algumas com paralisia, Síndrome de Down. Fornecemos medicamentos, fraudas e tudo que elas precisam durante o tratamento”, disse a pedagoga da Associação, Mirele Maciedo Fonseca.

 “Eles ficaram muito ansiosos com a visita, estavam esperando esse dia para o pessoal da PM vir, fizeram lanche e trouxeram presentes. É um dia que vai ficar guardadinho na memória de cada um, foi muito bacana”, completou Mirele.

Os pequenos se divertiram com as motocicletas da ROCAM e com a pintura de coelhinho feita pela soldado Kelly dentro do Módulo Móvel e, ao final, cantaram uma música em forma de agradecimento aos policiais militares. A AMA está localizada na Rua Emma Elvira Biancolini Bini, n° 33, no Bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. No Instituto as 102 crianças recebem higiene pessoal, alimentação, orientação escolar, atividades lúdicas, oficinas sócio educativas, de forma gratuita, planejada e continuada.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.