• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Interior

26/07/2012

Primeiro Batalhão de Polícia de Fronteira é inaugurado no Paraná

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (24/07) da instalação do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar, com sede em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. O batalhão – parte de um plano integrado de segurança que prevê outras unidades policiais na região – vai operar inicialmente com 100 policiais militares, atendendo 19 municípios. A previsão é ampliar o efetivo para cerca de 500 homens em dois anos, estendendo a atuação para os 139 municípios da região fronteiriça com Argentina e Paraguai.

Imediatamente após a instalação da unidade policial, o governador autorizou o início da Operação Fronteira, coordenada pelos policiais do novo batalhão. A ação se estenderá pelo triângulo que sai de Altônia, passa por Cascavel, segue para Foz do Iguaçu, voltando pelas margens do Lago Itaipu. Esta operação deve durar 60 dias e terá a participação de outras unidades da Polícia Militar, além das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, e ainda da Receita Federal e guardas municipais. 

“Vamos avançar e trabalhar para que nossa fronteira seja motivo de orgulho para o Brasil. A instalação dessa unidade trará mais segurança às famílias da região e representa a determinação de manter uma ação permanente de combate ao crime organizado”, disse Richa. 

AMPLIAÇÃO – O governador destacou que a escolha de Marechal Cândido Rondon para sediar a base do batalhão seguiu critérios técnicos e atende a uma das principais necessidades da região. “Esse é o primeiro batalhão de fronteira do País e mostra que o governo está empenhado em atender às demandas da região Oeste, especialmente no que diz respeito à segurança pública”, afirmou. 

A instalação do Batalhão de Fronteira faz parte do plano integrado de segurança para o Oeste do Estado, que inclui duas novas companhias da PM (Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste), o fortalecimento do comando da corporação em Cascavel e uma base de lanchas no lago de Itaipu. Foz do Iguaçu vai receber uma das cinco bases operacionais que terão um helicóptero para ações de socorro, resgate, emergência e policiamento.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que a criação do Batalhão de Fronteira estava prevista em uma lei de 1998, que não foi cumprida. “O batalhão terá um efetivo bem formado e treinado, com mobilidade e comunicação eficientes. A região é estratégica e será sempre preocupação permanente formar um cinturão de proteção nos municípios que têm fronteiras internacionais”, disse o secretário. 

Segundo Cesar, a medida faz parte do Programa Paraná Seguro, que prevê ainda a contratação de policiais militares e civis, aquisição de viaturas com tecnologia embarcada, construção de delegacias cidadãs e batalhões da Polícia Militar. “O plano lançado pelo governador é consistente e atende às aspirações da sociedade e das instituições policiais”, afirmou. 

ESPECIALIDADE – De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o novo batalhão será o primeiro do Brasil especializado no atendimento à região de fronteira. “A unidade será um Bope da fronteira, com armamento e viaturas adaptados para combater o contrabando e o tráfico na região”, disse ele. 

Segundo Bondaruk, o objetivo do governo é implantar no Paraná o policiamento comunitário. “Sem a participação do povo não há cidadania. Queremos uma polícia forte, valorizada e integrada com a população”, disse. 

VISITAS – Ainda em Marechal Cândido Rondon, que comemora 52 anos, o governador visitou a ExpoRondon. Depois, Richa visitou os municípios de São José das Palmeiras e Ouro Verde do Oeste para anunciar investimentos em agricultura, infraestrutura, educação e habitação. 

Estiveram presentes na implantação do Batalhão de Fronteira os deputados estaduais Ademir Bier, Duílio Genari, Elio Rusch e Elton Welter, além do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek. 


Fotos: Cabo Daniel Meneghetti

  

  

  

  

  

  

  
                                                                                           Governador Beto Richa

  

  
Comandande Geral da PM Cel. Roberson                        

  
                                                                             Comandande Geral da PM Cel. Roberson

  
                                                                          Secretário de Segurança Reinaldo de Almeida César



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.