• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Capital

30/07/2012

Batalhão da área sul de Curitiba completa 44 anos com entrega de medalhas

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) comemorou nesta sexta-feira (27/07) o seu 44º aniversário com uma solenidade no quartel da unidade, no bairro Novo Mundo, em Curitiba (PR). Na comemoração alguns militares, civis, entidades públicas e privadas receberam a medalha comemorativa “Heróis da Radiopatrulha” que foi instituída para homenagear a contribuição e auxílio prestados à unidade. 

A solenidade, que teve início às 16h, contou com a presença do Subcomandante Geral da Polícia Militar Coronel César Alberto Souza, do Comandante do 13º BPM tenente-coronel Carlos Sussumu Ota e demais autoridades, oficiais, praças e convidados. O evento foi encerrado com um desfile aberto pelo Pelotão, composto por ex-integrantes do Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM). 

Para o Coronel César Alberto Souza, que já foi comandante da unidade (onde também iniciou sua carreira), o 13º BPM tem uma tradição de policiamento comunitário; “Foi a primeira unidade da Polícia Militar que passou a atender diretamente o cidadão e desde 1968 já trabalhava com o atendimento à população. A abrangência do batalhão sempre foi grande, na década de 80 os módulos cuidavam desde o bairro Gabineto até a vila Hauer, e, atualmente atende metade da cidade”, conta o Subcomandante-geral. 

O 13º Batalhão da Polícia Militar foi responsável pela distribuição do Corpo de Policiamento de Rádio Motorizado (CPRM) para todo o estado e sua história foi transmitida por meio da medalha “Heróis da Radiopatrulha”. “A medalha é para resgatar e lembrar o que era a rádiopatrulha no passado, simbolizando todo o atendimento e rapidez que era executado pelos policiais militares da CPRM”, conta o comandante da unidade tenente-coronel Sussumu. 

HISTÓRIA - No Paraná a Lei Estadual nº 5707, de 24 de junho de 1968, atendendo as diretrizes federais reorganizou a Polícia Militar e instituiu o Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM), que atuou paralelamente com os serviços de rádio patrulha da Polícia Civil até 1969, quando este foi extinto. Em 1971 o CPRM passou a ser organicamente independente e a realizar patrulhamento com exclusividade. 

O CPRM iniciou suas atividades com 14 viaturas que operavam interligadas a uma central de operações, atuando em toda a cidade de Curitiba, sendo composto por 30 policiais escolhidos dentre os melhores, para atendimento direto ao cidadão, medida até então nunca tomada pela PMPR. 

Em 1976, com a nova lei de organização básica, o rádiopatrulhamento passou a ser missão de todas as unidades de área da PMPR, e o CPRM foi transformado no 13º Batalhão de Polícia Militar, passando a atender as regiões sul e oeste de Curitiba mais os municípios de Campo Largo, Araucária, Contenda e Balsa Nova. 

A atual sede foi inaugurada em 1982, e desde o ano de 2005 passou a ter a denominação histórica de “Batalhão tenente-coronel Pedro Plocharski”, que faleceu em combate enquanto era comandante da unidade. 

Para o subtenente Orivaldo Keppen, policial militar da reserva, é gratificante a oportunidade de relembrar os momentos e rever os companheiros, “as memórias são inesquecíveis, sendo satisfatório voltar a casa paterna”. Keppen ficou durante dois anos na unidade e foi um dos primeiros integrantes da CPRM, permanecendo nela por três anos. “Viemos hoje, eu e meus amigos da reserva, dar força aos que na ativa permanecem para que aja uma continuidade do trabalho, pois há uma longa jornada em prol da coletividade” afirma. 

Segundo o Subcomandante-geral, desde 1976 somente três unidades cuidavam da cidade de Curitiba, e o 13º BPM, uma delas, era responsável pela metade da população da cidade; Hoje, com a criação do 23º BPM serão quatro unidades, ou seja, será um incremento de 25% para toda a cidade. “Mesmo com a criação do 23º BPM, que passa a cuidar exclusivamente da Cidade Industrial de Curitiba, a abrangência do 13º BPM ainda continuará grande, mas contará com o apoio do 20º BPM, do próprio 23º BPM e do 12º BPM, para poder cumprir com sua missão” enfatiza. 

Os homenageados que receberam a medalha “Heróis da Radiopatrulha” foram: 

Subcomandante Geral da PM, Coronel César Alberto Souza 

Deputado Estadual Mauro Moraes 

Vereador Pedro Zeclin, representado pelo vereador Celso Torquato 

Vereador Tico Kusma 

Jornalista da PMPR, Marcia Santos 

Diretor Presidente da CEASA-PR, Luiz Damaso Gusi 

Chefe de Segurança das Faculdades Bagozzi, Joelson Belloti 

Presidente da Conseg Umbará, Marcos Amâncio Testa 

Piloto de Motocross Leandro Silva, representado por Elievan Silva 

Diretor do Coritiba Futebol Clube, Odivonsir Frega 

Supervisor Administrativo da DENSO, Sérgio Luiz Godoy 

Gerente de RH da Positivo Informática, Paulo Barreto, representado por Luis Carlos Venâncio 

Coronel Eron Ulisses Donatello 

Coronel Sérgio Mastek Ramos 

Coronel Nelson Carnieri 

Coronel Oscar Paluch 

Coronel Neuri Pires de Oliveira 

Coronel Cunha 

Tenente- coronel Renato Jorge da Silveira 

Tenente- coronel Flávio José Correia 

Tenente- coronel Roberto Rueda Strogenski 

Tenente- coronel Sérgio Cordeiro de Souza 

Capitão Silvio do Rocio Lima 

Capitão José Carlos Muller 

Subtenente Orivaldo Keppen 

Subtenente Carlos Roberto Richter 

1º tenente Juruá Antônio de Melo 

3º sargento Salomão Lino 

3º sargento Adir Antonio Blanc 

Cabo Vander Aparecido da Silva 

Cabo Antonio Onofre Gonçalves 

Soldado Moacir Rodrigues 

Também foram homenageados com a medalha familiares dos policiais militares que fizeram parte da CPRM, in memorian: 

Senhora Rita Plocharski, esposa do Tenente- coronel Pedro Plocharski (que dá nome ao batalhão) 

Pedro Milsted, irmão do Cabo Carlos Gabriel Milsted 

Robert Wagner, filho do Soldado Vagner Alves Sampaio

*Colaboração: Mahara Paola – Estagiária de Jornalismo


Fotos: Cabo Daniel Meneghetti

  

  

  

  

  

  

  

  

  
Subcomandante Geral da PM Cel. César

  

  

  

  
Subcomandante Geral da PM Cel. César                              Ten.-Cel. Sussumu


Ten.-Cel. Sussumu, Coronel César e Esposa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.