• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Capital

11/06/2013

Polícia Militar realiza a instalação da UPS Grande Guatupê, a segunda na RMC

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi instalada na manhã desta terça-feira (11/06) no bairro Guatupê no município de São José dos Pinhais. Durante o evento, que ocorreu na sede da UPS Grande Guatupê, na Avenida Rui Barbosa, nº 1.900, uma viatura da Polícia Militar foi entregue pelo governo do estado para dar apoio à unida recém inaugurada.

A solenidade, que teve início às 10h, reuniu o secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Cid Vasques, os deputados Mauro Moraes e Francisco Buhrer, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Roberson Bondaruk, o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, o Presidente da Câmera de São José dos Pinhais, Silvio Monteiro, o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim e o vice-prefeito, Toninho da Farmácia.

Também estiveram presentes no evento o gerente da empresa CDSUL Logística, Claudio Costa, o gerente da ONIZ, Jamilson Pucka, a líder comunitária do Jardim Cristal, Cida, comandantes de unidades, além de oficiais e praças da corporação, e demais autoridades.

“A UPS só funciona com a ajuda da população, é um projeto de polícia e cidadania. Após as equipe policiais realizarem seus trabalhos, outros serviços poderão chegar até a comunidade. O bairro contará com uma equipe de 30 policiais que farão um policiamento comunitário, ouvindo as necessidades dos moradores”, afirma o secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Cid Vasques.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Roberson Bondaruk, a UPS é um projeto que visa trabalhar um policiamento através da filosofia de Polícia Comunitária. “A própria polícia vem atender as comunidades mais simples, pois pobreza não é sinônimo de criminalidade. As pessoas mais humildes sofrem mais com a segurança e necessitam dela. É importante incluí-las em uma política pública”, ressalta.

Desde sua implantação, que teve início na sexta-feira (07/06) com o cumprimento de 17 Mandados de Busca e Apreensão, os policiais atuantes na UPS Grande Guatupê já abordaram 3.994 pessoas, sendo oito detidas e duas assistidas, 1.778 veículos abordados, destes 15 apreendidos por alguma irregularidade, além de 53 estabelecimentos vistoriados.

As ações também resultaram em uma arma de fogo apreendida e 49 munições intactas, além de 36 pacotes de cigarros contrabandeados e de dez aves silvestres. No total foram registrados quatro flagrantes, dois Termos Circunstanciados, uma CNH recolhida e 116 autos de infrações de trânsito emitidas. As equipes também apreenderam 2,7 Kg de cocaína e 96 pedras de crack.

Antes realizávamos operações e íamos embora do local, entristecendo a população que necessitava desta presença. A instalação das UPS’s tem sido uma satisfação para todos os policiais, porque ao realizamos operações sabemos que os policiais permanecerão no local”, relata o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto.

O local onde foi instalada a UPS Grande Guatupê era um módulo policial que estava desativado há certo tempo, sendo cedido pela empresa CDSUL para servir como sede da unidade. O tenente Pedro Henrique de Jesus Prado, a partir de agora, será responsável pelo comando da UPS.

UPS GUATUPÊ - A UPS Grande Guatupê é a segunda da RMC e a 14ª do estado, sendo responsável pelo policiamento de uma área que atende cerca de 34,5 mil pessoas, abrangendo os bairros Guatupê, Cristal e Ipê.

No período de 12 meses a região registrou 32 mortes violentas, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, sendo escolhida para receber a segunda UPS da RMC devido a estes índices de criminalidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.