• novas viaturas
  • helicopter_graer
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Destaque Polícia Militar
  • Intranet
  • Estado

Capital

28/08/2013

Banda de Música do CPM ganha primeiro lugar durante concurso no estado de Santa Catarina

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A tradicional Banda de Música do Colégio da Polícia Militar do Paraná “Coronel PM Felippe de Sousa Miranda” (CPM) ganhou, no último sábado (24/08), o primeiro lugar na categoria de Banda de Marcha no 23º Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban) que aconteceu na cidade de Porto União, no estado de Santa Catarina (SC). Durante o campeonato a guarda bandeira também ficou com a primeira colocação na comissão de frente.

No total 44 alunos, do ensino fundamental e ensino médio, representaram o Colégio da Polícia Militar no concurso que ocorreu no ginásio Lauro Mueller. A Banda de Música do CPM apresentou duas músicas com coreografia, além do deslocamento, quesitos obrigatórios na competição.

Segundo o sargento Elizeu da Silva, maestro da Banda de Música do CPM, os alunos realizam um ensaio geral na semana e nos outros dias é dividido para o trabalho específico de cada instrumento, sendo que a atividade, que dura em torno de uma hora, é feita no contraturno sem prejudicar no estudo dos jovens.

“É gratificante ver os resultados positivos que estamos tendo graças ao esforço e dedicação desses alunos, que mesmo com um tempo restrito se empenham e ensaiam em casa”, conta o maestro. O sargento também ressaltou que a maioria dos alunos entra na banda sem nenhuma noção de música e se aperfeiçoam. “Inclusive hoje temos alunos que estudam música na faculdade de Belas Artes, mostrando o excelente trabalho que desenvolvemos”, complementa.

Para os próximos meses, a banda planeja participar do Campeonato Paranaense de Bandas, sendo que o vencedor será classificado automaticamente para a competição nacional.

BANDA DE MÚSICA DO CPM – A banda foi criada no ano de 1976 na categoria de fanfarra simples, sendo que em 1980 consagrou-se campeã estadual na categoria de Fanfarra Especial e em 1995 era Hepta Campeã Estadual. Já no ano de 1990 passou à categoria de Banda Marcial e no ano de 1992 à categoria de Banda Musical.

A banda é formada exclusivamente por alunos do próprio colégio e se apresenta em diversos eventos atendendo à comunidade em geral. O aluno não precisa ter conhecimentos musicais para participar da banda, apenas ter disponibilidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.