12º BPM celebra o 45º aniversário 28/04/2022 - 09:50

Na última quarta-feira (27), o 12º Batalhão de Polícia Militar – “Batalhão Coronel João Gualberto”, realizou a solenidade do 45º aniversário da Unidade.

A cerimônia aconteceu no Teatro Fernanda Montenegro, no bairro Batel, e contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Adilson Luiz Lucas Prüsse, que presidiu a cerimônia, além dos Excelentíssimos Senhores: Coronel QOPM Renato de Oliveira Ribas Filho, Comandante do 1º CRPM; Coronel QOPM Mario Henrique do Carmo, Comandante do CPE; Coronel QOPM Alex Erno Breunig, Diretor de Pessoal da PMPR; Comandantes de Unidade e demais autoridades.

No dia dezenove de abril, comemora-se o aniversário do 12º BPM, que é uma das Unidades mais antigas da PMPR, tendo nascido da mudança da denominação do Batalhão de Guardas e este proveniente da extinção do 1º Batalhão de Infantaria, que foi criado pela Lei nº 326 de 1º de março de 1900, funcionando até meados de 1953, quando foi substituído pelo Batalhão de Guardas, criado através da Lei nº 1.130 de 9 de abril de 1953.

Em 19 de abril de 1977, o Decreto Estadual nº 3.239 alterou a denominação do Batalhão de Guardas, que passou a se chamar Décimo Segundo Batalhão de Polícia Militar, ficando subordinado diretamente ao Comando do Policiamento da Capital. Por fim, em 18 de outubro de 1977, a Unidade recebeu a denominação histórica de "Batalhão Coronel João Gualberto", em homenagem ao Bravo Militar que tombou em combate na Batalha do Irani, da Guerra do Contestado, quando no comando da Polícia Militar do Paraná.

O 12º BPM tem sua sede no bairro Santa Quitéria e é responsável pelo policiamento de 28 bairros da capital paranaense, compreendendo o Centro Financeiro e o Centro Político do Estado.

Durante a cerimônia, 30 militares, Oficiais e Praças, além do Excelentíssimo Senhor Antônio Sérgio Bernardinetti David Hernandes, Juiz de Direito da Comarca de Piraquara, foram agraciados com a Medalha “Patrono Coronel João Gualberto”.

Criada pela Portaria do Comando-Geral nº 979, de 5 de novembro de 2012, a Medalha “Patrono Coronel João Gualberto” é uma condecoração de caráter meritório, destinada a distinguir militares, civis e entidades públicas ou privadas pelos relevantes serviços prestados ao 12º Batalhão de Polícia Militar e à Segurança Pública na área de atuação dessa unidade operacional.

Na ocasião, o Vereador de Curitiba, Sidnei Toaldo, entregou de maneira solene ao Comandante do 12º BPM, Ten.-Cel. QOPM Rodrigo Giovani Beckert, uma Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara de Municipal de Curitiba pelo 45º aniversário da Unidade, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pelo 12º BPM em prol da comunidade.

1º Ten. QOPM Mateus Ferreira da Silva,

Oficial de Comunicação Social do 12º BPM.