12º BPM realiza solenidade em homenagem ao Coronel João Gualberto, Patrono do 12º BPM e homenagem aos Veteranos 26/10/2022 - 11:25

Na última terça-feira (25), o 12º Batalhão de Polícia Militar – “Batalhão Coronel João Gualberto”, realizou a solenidade em homenagem ao Coronel João Gualberto Gomes de Sá Filho, Patrono do 12º BPM, e homenagem aos veteranos.

A cerimônia aconteceu no pátio do 12º Batalhão e contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMPR, Coronel QOPM Hudson Leôncio Teixeira, do Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Adilson Luiz Lucas Prüsse, além dos Excelentíssimos Senhores: Coronel QOPM Wagner Lúcio dos Santos, Diretor de Inteligência da PMPR; Coronel QOPM Alex Erno Breunig, Diretor de Pessoal da PMPR; Coronel QOPM Mario Henrique do Carmo, Comandante do CPE; Coronel QOPM Valmor Anderson Pereira, Diretor de Desenvolvimento Tecnologia e Qualidade da PMPR; Coronel QOPM Paulo Henrique Semmer, Comandante do Comando de Missões Especiais; Comandantes de Unidade e demais autoridades.

HOMENAGEM AOS VETERANOS: No dia treze de julho de 2020, foi inserido no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, através da lei nº 20.257, o dia do militar estadual veterano a ser celebrado anualmente no dia 1º de outubro, pois foi nessa data que o primeiro cidadão provinciano envergou a farda da polícia militar.

Na cerimônia realizada na última terça-feira, estavam presentes mais de 15 (quinze) Veteranos policiais militares que encerraram sua carreira no serviço ativo pelo 12º Batalhão de Polícia Militar.

HOMENAGEM AO PATRONO DO 12º BPM: Estavam presentes na cerimônia, os descendentes do Coronel João Gualberto, Senhores: Floriano Peixoto Gomes Sá Filho; Lygia Gomes Sá; Vera Montes Luz; Antônio Carlos Corrêa Küster Filho; Marcelo Gomes de Sá; Cristiano Gomes de Sá.

Acompanhados do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMPR, Coronel QOPM Hudson Leôncio Teixeira, do Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Adilson Luiz Lucas Prüsse e do Ten.-Cel. QOPM Carlos Alberto Rocha, depositaram uma coroa de flores no busto do Coronel João Gualberto.

Junto ao busto do Patrono do 12º BPM, estava depositada a espada utilizada pelo Coronel João Gualberto, quando no Comando do Regimento de Segurança.

MUDANÇA DA DATA DE ANIVERSÁRIO DO 12º BPM: No mês de abril do corrente ano, foi realizada uma pesquisa histórica, voltada a verificar a origem do 12º Batalhão de Polícia Militar, visando confirmar a data de sua efetiva criação.

Após reunir as evidências, o Comando da OPM encaminhou ao Escalão Superior toda a documentação histórica, a qual foi submetida à análise de uma Comissão nomeada por ato do Comandante-Geral da PMPR, composta pelo Major Valter Ribeiro da Silva, Major João Carlos Toledo Júnior e Major Jair Aurélio Santos Dias Antunes.

Ao final, a Comissão, por unanimidade, entendeu que o Batalhão de Guardas, Unidade que antecedeu ao 12º BPM, foi criado pela Lei Estadual nº 925, de 22 de setembro de 1952, data que, para todos os efeitos, deveria ser considerada como a data de criação do 12º Batalhão de Polícia Militar.

O parecer da Comissão foi submetido ao Alto Comando da Corporação, o qual, após a devida análise, acolheu a proposta, resultando na edição da Portaria do CG nº 853, de 29 de setembro de 2022, publicada no Boletim Geral nº 181/2022, destacando, derradeiramente, que o aniversário do 12º BPM deve ser comemorado no dia 22 de setembro, data de criação do Batalhão de Guardas. Com essa mudança, no último dia 22 de setembro, o 12º Batalhão completou 70 anos de criação.

 

12º BPM - 70 anos protegendo a comunidade curitibana.

 

1º Ten. QOPM Mateus Ferreira da Silva,

Oficial de Comunicação Social do 12º BPM.

GALERIA DE IMAGENS