Histórico

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado do Paraná. É o primeiro Batalhão de Polícia de Fronteira do país. Criado em âmbito estadual pelo decreto-lei nº 4.905 de 06 de junho de 2012, o BPFron é uma proposta para o desenvolvimento de ações relacionadas ao Plano Estratégico de Fronteira e ENAFron, sendo subordinado ao Subcomando Geral da Polícia Militar do Paraná.

Atuante nas fronteiras com foco na prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços o BPFron conta com apoio dos municípios e órgãos governamentais integrando esse processo. Como resultado desta integração os resultados de apreensões vem crescendo a cada dia.

O BPFron atua em 139 municípios na faixa de fronteira, que abrange um raio de 150 km além da linha divisória terrestre do território nacional.

A sede do BPFron está localizada em Marechal Cândido Rondon bem como sua primeira companhia. Já a segunda e terceira companhia estão situadas em Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, respectivamente.

O BPFron realiza o patrulhamento ostensivo e preventivo através de seus pelotões, atuando no combate aos delitos transfronteiriços na região de fronteira.

Por terra temos a R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, o Pelotão de Operações com Cães além da atuação das três companhias da unidade atuando no recobrimento de área com seus respectivos pelotões.

Com o patrulhamento aquático temos o Pelotão C.O.B.R.A. – Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática, realizando o policiamento embarcado em toda a região do lago de Itaipu que abrange 170 km, sendo 16 municípios brasileiros banhados por ele e que são de atuação do BPFron

As ações conjuntas a outros órgãos de segurança e fiscalização fazem parte da rotina de trabalho do BPFron. O policiamento ostensivo bem como as operações conjuntas ou apoio a outros órgãos de segurança e fiscalização fazem do BPFron, um batalhão reconhecido a nível nacional, pelas suas constantes apreensões e trabalho maciço na região de fronteira.