3° Comando Regional da PM celebra 10 anos e batalhão de Maringá recebe novo Comandante 19/10/2020 - 10:30

A entrega de medalhas e o reconhecimento dos militares estaduais do Noroeste do estado marcaram a solenidade de 10 anos do 3° Comando Regional da PM (3° CRPM) em Maringá. Na oportunidade, também houve a entrega de comando do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM), em que o tenente-coronel Ademar Paschoal passou a função ao major Marcio Antônio. O evento foi presidido pelo Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Carlos Antônio de Morais, e pelo comandante do 3° CRPM, coronel José Carlos Mazurkievcz Graciano.

Oficiais, praças e pessoas da comunidade civil que contribuíram com a segurança pública ao dar apoio ao trabalho do 3° CRPM foram condecoradas com a entrega da medalha Mérito 3° Comando Regional. O secretário Marinho recebeu a honraria."Ganhei o dia ao participar de um evento dessa grandiosidade da Polícia Militar. Fico grato por receber a medalha e por presenciar um momento de agradecimento a homens e mulheres honrados, que servem à população", disse o secretário.

"A função mais importante do Comando Regional é a gestão operacional e administrativa das oito unidades que a compõe. E com o apoio que prestamos contribuímos para a segurança dos cerca de dois milhões de habitantes da região", disse o coronel Graciano.

O Subcomandante-Geral destacou que o sucesso das missões do 3° CRPM se deve aos profissionais que o integram. "Me orgulho muito por ter sido um Comandante do 3º CRPM, hoje completando 10 anos. Passaram por aqui grandes comandantes, grandes pessoas, e a Polícia Militar é feita de homens e mulheres honrados. A importância de enaltecer a cada data de criação de um comando como esse é muito grandiosa, é um reconhecimento que a própria instituição faz a uma fração desse todo maravilhoso que é a Polícia Militar do Paraná", afirmou o coronel Morais.

ENTREGA DE COMANDO - Durante o período que comandou o 4º Batalhão, o tenente-coronel Paschoal fortaleceu a interação comunitária da Polícia Militar, estreitando laços com organizações para melhorar a segurança pública. A unidade possui um histórico de inovação, com a criação do Ciclopatrulhamento para incrementar o trabalho ostensivo na região de Maringá, aproveitando as ciclovias e áreas arborizadas da cidade para a atuação dessa modalidade de prevenção.

No tocante à qualidade de vida dos policiais militares, reforçou a Capelania e o serviço de Psicologia. Na área de planejamento, o 4º Batalhão detém expertise com a Análise Criminal, com o direcionamento de policiamento feito a partir do georreferenciamento.

"Quero agradecer a oportunidade de estar em um batalhão como o de Maringá. Meu sentimento é de gratidão e estarei sempre à disposição para trabalhar bastante para proporcionar segurança e tranquilidade às famílias do Noroeste", disse o tenente-coronel Paschoal.

O major Marcio Antônio, que assume a função, disse que vai avançar nas ações de integração e de envolvimento com a comunidade. "O 4º Batalhão é uma unidade muito tradicional no estado e tem na sua história um verdadeiro legado, de muita interação com a população. Pretendemos manter esse ritmo e trazer ideias que possam contribuir com a Polícia Militar", afirmou.

HISTÓRICO – O 3º CRPM coordena oito unidades da Polícia Militar na faixa Noroeste do estado, e atende 116 municípios, uma população estimada em 2 milhões de habitantes. A região que faz divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e é uma das rotas para a fronteira com o Paraguai. Maringá possui mais de 357 mil habitantes e é destaque por ter um dos maiores índices de qualidade de vida do estado. Nesta região ficam situadas a 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Áreas de Integradas de Segurança Pública.

É na região Noroeste que ficam as famosas praias artificiais de água doce, banhadas pelo rio Paranapanema, que atraem milhares de turistas na temporada de verão e nos feriados prolongados. A mais famosa delas é Porto Rico. Nesta região, o 3º CRPM frequentemente aplica um trabalho diferenciado de segurança pública, e durante a pandemia ações foram desencadeadas para evitar a aglomeração de pessoas.

PRESENÇAS - Estiveram na solenidade o Reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, o vice-reitor da instituição, Wilson de Matos Silva Filho, o reitor da Unipar de Umuarama, Carlos Eduardo Garcia, comandantes de batalhões, companhias independentes de Polícia Militar da região, oficiais da reserva remunerada que fizeram história na região.