Ação conjunta entre Polícia Militar, Força Nacional e Guarda Municipal reforça segurança em São José dos Pinhais 10/10/2019 - 20:00

Com um efetivo de 80 policiais militares, guardas municipais e integrantes da Força Nacional, foi deflagrada uma operação de intensificação de policiamento e de abordagens em São José dos Pinhais (PR), nesta quinta-feira (10/10). A ação faz parte do planejamento estratégico do projeto-piloto Em Frente Brasil, do Ministério da Justiça. Os trabalhos devem seguir até a noite.

De acordo com o Comandante do 17º Batalhão de Polícia MIlitar (17º BPM), tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, as viaturas e motocicletas os órgãos envolvidos na operação farão intensificação de policiamento na cidade. “Vamos percorrer os bairros, fazer abordagens, bloqueios de via, procurando apreensão de drogas, armas e elementos foragidos da justiça”, disse.

As ações em terra pelas equipes policiais recebem apoio aéreo pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), para auxiliar na coordenação de policiamento. Segundo o tenente-coronel Ribas, as ações integradas já resultaram na redução de índices de crimes. “Este trabalho já faz mais de dois meses, são vários esforços, para o patrulhamento de prevenção, isso diminuiu com certeza os números de roubos e furtos na região, e tivemos muitas apreensões de drogas e armas”, destacou.

O comandante da operação pela Força Nacional, tenente Eduardo Schwarz, a integração com os órgãos estaduais têm sido muito importante para a eficiência do trabalho preventivo e de polícia judiciária. “Temos 3 armas apreendidas, temos quantidade de cocaína, maconha e crack. Fizemos várias ações que têm proporcionado mais segurança à população”, explicou.

PROJETO EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) para desenvolverem ações conjuntas com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater crimes. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.