Ação rápida e treinamento eficiente de Policiais Militares salvam a vida de idoso em Paranaguá 27/01/2024 - 19:26

Na tarde deste sábado (27/01 em Paranaguá um idoso de 69 anos teve sua vida salva graças à rápida ação e ao treinamento eficaz das equipes da Polícia Militar do Paraná. O incidente ocorreu na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, quando o homem sofreu um grave acidente com uma serra elétrica.

Segundo relatos, a vítima estava cortando galhos em seu quintal quando a ferramenta caiu, atingindo seu pé esquerdo e causando um corte profundo. Em um ato de desespero, a filha do idoso saiu à procura de ajuda e encontrou uma viatura da Rádio Patrulha Auto (RPA).

Os policiais militares, ao entrarem na residência, depararam-se com a vítima em estado grave, apresentando palidez e dificuldade respiratória devido à perda significativa de sangue. Demonstrando preparo e conhecimento em primeiros socorros, a equipe realizou uma compressão direta no ferimento.

Com a situação crítica e a necessidade de atendimento médico urgente, os policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9º Batalhão aplicaram um torniquete na perna do idoso, técnica essencial para controlar a hemorragia.

Reconhecendo a gravidade do caso, a equipe optou por transportar o idoso na viatura até um ponto de encontro com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), agilizando assim o socorro. O idoso foi inicialmente levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Praça Portugal, onde foi constatada uma fratura e o rompimento de três veias.

Posteriormente, o paciente foi transferido para a emergência do Hospital Regional do Litoral, onde o atendimento médico confirmou a importância vital da ação rápida e do treinamento dos policiais na preservação da vida do idoso.

Este incidente ressalta a importância do treinamento contínuo das forças policiais em técnicas de primeiros socorros, especialmente em situações críticas onde a intervenção imediata pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Comunicação Social PMPR