Agentes de segurança dos Estados Unidos visitam o Batalhão de Operações Especiais em Curitiba 14/02/2020 - 18:00

Marcia Santos

Jornalista Responsável

O Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Marcio Antônio Machado Pereira, recebeu uma comitiva do Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos da América (EUA) e apresentou o trabalho desenvolvido por todas as subunidades do batalhão. O encontro aconteceu na sede da unidade, que fica no Quartel do Comando-Geral da PM em Curitiba na tarde de quinta-feira (13/02).

Segundo o major Machado, a comitiva veio até a unidade para conhecer o trabalho realizado pelas seis subunidades do BOPE. “Esse primeiro contato está sendo feito para que eles entendam sobre as nossas divisões, o trabalho realizado por cada uma delas e assim prepararmos um intercâmbio entre as polícias dos dois países”, contou.

De acordo com o Investigador Local do Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, Mário Cunha, eles escolheram a Polícia Militar do Paraná para firmar a parceria por já desenvolver um trabalho com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no Oeste do estado. “Hoje nós trouxemos esses dois agentes do Governo Federal dos Estados Unidos para conhecerem as polícias locais e também para ajustar um intercâmbio, onde gostaríamos de trazer uma equipe tática dos Marchals em junho deste ano para fazer um intercâmbio com o pessoal do BOPE”, disse.

“Existe detalhes ainda para serem discutidos, mas gostamos muito do que vimos aqui no Paraná e percebemos que tudo é feito com muita dedicação”, disse o Agente Especial Federal da Segurança Diplomática dos Estados Unidos, Adrian Diaz.

Para o Inspetor Sênior do Governo Norte Americano, Luis Mendez, o que se destaca na Polícia Militar do Paraná é a organização e o amor pela farda. “Todos os policiais fazem por que gostam, é algo que vem do coração, eles demonstram ter muito orgulho do que eles fazem, e conseguem realizar um ótimo trabalho com os recursos que possuem”, complementou.

O major Machado fez uma apresentação à comitiva, explicando quais as subunidades o BOPE possuiu e em quais momentos elas são aplicadas. Posteriormente foi demonstrado alguns dos equipamentos utilizados pelo Comando e Operações Especiais (COE), da Companhia de Choque, do Esquadrão Antibombas (EAB), da equipe de Negociação e da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE).

GALERIA DE IMAGENS