Aplicação de efetivo reforçado e tecnologia avançada pela PM garante a prevenção no Carnaval do Litoral e outras regiões do Paraná 26/02/2020 - 18:50

Os cinco dias de Carnaval foram intensos para a Polícia Militar do Paraná que por meio de operações, efetivo reforçado e uso de tecnologias levou a proteção e a tranquilidade aos foliões que estiveram nas festas e aos turistas que estiveram em pontos específicos do estado, sem esquecer, é claro, dos moradores que aproveitaram o feriado para ficar em casa e recarregar as energias para o restante do ano de 2020. Os dados parciais de sexta-feira (21/02) às 6 horas desta quarta-feira (26/02) apontam 201 prisões, 21 veículos recuperados e 30 armas de fogo apreendidas em todo território paranaense. Contra o tráfico de drogas, a PM agiu fortemente e apreendeu mais de 2,6 toneladas de maconha.

As atividades foram intensificadas em todos os campos de atuação da PM. Desde as rodovias estaduais até as avenidas que tiveram desfiles de escolas de samba e trios elétricos, foram feitas 21.032 abordagens a pessoas, e outras 7.769 a veículos e condutores. Em locais com concentração de pessoas, como estabelecimentos comerciais, houve 1.427 abordagens preventivas.

Ainda por meio da abordagem, a PM retirou de circulação pessoas envolvidas em crimes e foragidos da justiça. Os Batalhões e Companhias Independentes da Corporação fizeram os 201 encaminhamentos e outros 21 cumprimentos de mandados de prisão. Ainda nessa área, foram lavrados 99 Termos Circunstanciados de Infração Penal.

Na área do trânsito, as unidades policiais desenvolveram bloqueios de trânsito e blitzes para identificar condutores irregulares e veículos com pendências administrativas. A embriaguez ao volante foi um dos principais focos das abordagens, tanto que as equipes flagraram 49 pessoas dirigindo sob efeito de álcool. O número de veículos em situação ilegal ou envolvidos em infrações de trânsito apreendidos foi de 211.

Ao aplicar o máximo de efetivo possível durante o feriado, a PM filtrou os acessos de drogas às cidades paranaenses. Do início do carnaval até a manhã desta quarta, as apreensões ultrapassaram as duas toneladas (2,6 t) de maconha, 448 gramas de cocaína, 276 gramas de crack e 55 comprimidos de ecstasy.

LITORAL E RMC – A faixa litorânea concentrou multidões de pessoas, seja as que curtiram os hits do carnaval junto aos trios elétricos e as festas carnavalescas, ou as que escolheram as praias e pontos turísticos para descansar. O trabalho das equipes do Verão Maior 2019/2020 no feriado envolveu unidades especializadas e o emprego de aeronave e de drones, com recursos tecnológicos de última geração para que o policiamento fosse mais eficiente.

O trabalho rendeu 37 pessoas encaminhadas e 30 Termos Circunstanciados lavrados. Mais de 3,8 mil pessoas foram abordadas, 820 veículos abordados e cinco armas de fogo retiradas de circulação. Nas operações de trânsito, foram feitos 48 autos de infração de trânsito e nove veículos apreendidos por infrações de trânsito e irregularidades diversas.  

As equipes policiais cumpriram 30 mandados de prisão, 23 a mais que no Carnaval do ano passado. Nas ações contra a perturbação do sossego, a PM lavrou 39 Termos Circunstanciados, seis a mais do que no Carnaval anterior, quando foram 33.
Em Pontal do Paraná, cerca de 6 mil pessoas curtiram o último dia de Carnaval com a segurança da Polícia Militar nesta terça-feira (25/02). Em uma das abordagens feitas nos locais de festa, houve um encaminhamento de um rapaz por uso de drogas e desacato aos policiais.

Já em Paranaguá, o policiamento da PM atendeu os cerca de 500 foliões que estiveram no Centro Histórico da cidade. A comemoração ocorreu sem ocorrências graves, apenas um encaminhamento por violência doméstica. Em Morretes e Antonina, 2,5 mil pessoas estiveram nas ruas para curtir a última noite de Carnaval. Nos outros municípios não houve eventos maiores em que pudesse ser feita a contagem de público.

    

GALERIA DE IMAGENS