Após mais de 24 horas de negociação, PM liberta reféns e prende homem em Cafelândia (PR) 04/12/2019 - 12:00

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

A mobilização da Polícia Militar para por fim a uma situação de crise na cidade de Cafelândia, no Oeste do estado, foi encerrada no fim da tarde de terça-feira (03/12), após mais de 24 horas de negociação pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM). Os reféns, de 12 e 13 anos, foram resgatados, e o autor da crise, de 39 anos, acabou se rendendo e foi preso.


Tudo começou na segunda-feira (02/12), por volta das 15h06, quando uma mulher entrou em contato com a Polícia Militar relatando que o seu vizinho estava mantendo os dois enteados como reféns. A solicitante também informava que familiares estavam há algumas horas em frente à residência, porém o homem não abria a porta.

Ao chegar no local, a equipe policial entrou em contato com a mãe dos adolescentes que relatou que chegou em casa por volta das 13 horas e constatou o cárcere privado. Os policiais militares fizeram o isolamento da área, acionaram o SAMU e conseguiram avistar o suspeito com uma faca. "Imediatamente os policiais estabeleceram contato com o autor, que a todo momento se mantinha irredutível e ameaçando os enteados com a faca", disse o Comandante do 19º Batalhão, major Jorge Aparecido Fritola.


De acordo major Jorge, o homem demonstrava picos de estresse durante todo o período de negociação. “Quase ao final da ocorrência, quando ele já começava a demonstrar ações de rendição, inesperadamente ele voltou atrás e colocou novamente a vida das crianças em risco, neste momento sendo acionadas as forças especiais para adentrar a residência”, contou.


Após mais de 24 horas de negociação, por volta das 18h18 de terça-feira (03/12), policiais do Comandos e Operações Especiais (COE), do BOPE, entraram na casa e conseguiram resgatar os adolescentes além de prender o homem, que ainda resistiu à prisão. Com o autor foram apreendidas quatro facas, de 20, 18 e nove centímetros.


“O acionamento e o deslocamento foram rápidos, e o gerenciamento de crise também foi todo adequado às técnicas. Foi isolado o local, contida a crise dentro da casa, o que propiciou, depois, a ação tranquila do grupo de negociação e do grupo tático”, disse o major Jorge.


O homem foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal e posteriormente à Delegacia de Nova Aurora para os procedimentos necessários.