Aproximadamente 30 mil pacotes de cigarros e oito pneus contrabandeados são apreendidos pelo BPFron, no Oeste do estado 22/01/2020 - 15:00

Jornalista responsável

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), durante a Operação Hórus, apreenderam dois veículos abandonados onde havia oito pneus e 30 mil pacotes de cigarros contrabandeados. As duas ocorrências aconteceram na terça-feira (21/01) e na quarta-feira (22/01), em Foz do Iguaçu e Guaíra, no Oeste do estado. Somente com a apreensão de cigarros, o batalhão causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão aos contrabandistas.

Na primeira situação, na terça-feira (21/01), os policiais estavam em patrulhamento em um porto clandestino de Foz do Iguaçu, quando encontraram um veículo VW/Parati abandonado. No interior do carro foram localizados oito pneus de carreta contrabandeados vindos do Paraguai (PY). O carro foi encaminhado à alfândega da Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

Já na madrugada desta quarta-feira (22/01), as equipes policiais estavam na zona rural de Guaíra, quando viram uma movimentação suspeita em um porto clandestino, com aproximação dos policiais, o condutor jogou o veículo na lavoura e o abandonou, fugindo em uma mata fechada. Foram localizados um caminhão baú VW/Constelation, e uma embarcação de alumínio com motor 25 HP, ambos estavam carregados com aproximadamente 30 mil pacotes de cigarros contrabandeados, um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão aos criminosos. A carga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos de praxe.

A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).