BOPE abre a I SIPAT com palestra sobre o Programa de Saúde Preventiva e a Segurança no Trabalho em Curitiba 09/12/2019 - 14:00

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) iniciou, na manhã desta segunda-feira (09/12), a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento aconteceu no Auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças em Curitiba, na Capital do estado, e contou com a participação de vários policiais militares da unidade.

 

Para o Comandante do BOPE, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, essa semana de palestras é importante para levar conhecimento e exercitar a prevenção no dia a dia. “O perigo faz parte do nosso trabalho, mas isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com a nossa segurança e achar que somos autossuficientes. Todos nós estamos expostos a ter problemas de saúde ou a acidentes, por isso prevenir é extremamente necessário”, disse.

 

Para a palestra inaugural, foi convidada a tenente-coronel médica Alexandra Ramos dos Santos, que é médica pneumologista e Coordenadora do Programa Saúde Preventiva da PMPR. “Durante a palestra eu pude mostrar que nós somos uma população que tem riscos sim, que muitas vezes maior do que a população geral brasileira”, disse.

 

A apresentação foi baseada na primeira parte do mestrado da tenente-coronel Alexandra, aonde ela pôde estudar policiais e bombeiros militares do estado do Paraná. “A saúde preventiva veio para primeiramente avaliar o indivíduo como um todo, e descobrimos que somos uma população que temos mais doenças do que em outros locais. Deveríamos ser mais saudáveis pelo nível de atividade do PM e do bombeiro que necessitam de saúde física, mas na verdade isso não acontece, e os dados comprovam que estamos mais vulneráveis do que a população”, complementou.

 

Responsável pela organização do evento, o tenente Mario Picetskei Junior falou sobre a importância de trazer as boas práticas que tem na iniciativa privada na PM para dentro do BOPE. “Esse é o momento que o policial tem para olhar para si mesmo no ambiente de trabalho, seja na rua, na viatura em ações diversas ou no administrativo, onde fica muito tempo sentado, a iluminação, contato com material biológico e químico, então é essa a necessidade de olhar todo o ambiente de trabalho tanto na rua quanto no quartel”, disse o tenente Mario.

 

As palestras acontecerão durante toda a semana das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas e deve contar com palestras como “Identificação de Riscos no Ambiente de Trabalho”; “Ergonomia e a Segurança no Ambiente de Trabalho”; “A Importância da Brigada de Incêndio no Ambiente de Trabalho”; “Afogamento”; “Acidentes Com Armas de Fogo”; “Preservação Auditiva”, entre outras.

GALERIA DE IMAGENS