BOPE lança edital para chamada de artigos para a Revista Brasileira de Operações Antibombas 05/08/2020 - 13:15

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

A segunda edição da Revista Brasileira de Operações Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) já tem data prevista para publicação: junho de 2021. Por isso, a unidade publicou nesta quarta-feira (05/08) o edital  de chamada de artigos científicos, relatos de experiência profissional e resenhas de livros, normas e manuais técnicos que tenham temáticas relacionadas às Operações Antibombas. Os documentos podem ser encaminhados até o dia 31 de dezembro deste ano, por meio da plataforma Open Journal Systems, no site www.revista.rboa.pr.gov.br.

 

Segundo o edital, as áreas de interesse para a revista são Terrorismo e criminalidade com uso de explosivos e agentes QBRN; Legislação envolvendo explosivos e terrorismo; Gestão estratégica de unidades antibombas; Física e Química aplicada aos explosivos; Eletrônica aplicada aos artefatos explosivos; Atendimento pré-hospitalar em lesões causadas por explosivos; Segurança do trabalho em Operações Antibombas e Emprego de cão de faro de explosivos.

 

O objetivo é fomentar a propagação de doutrina, experiência e estudos feitos na área, além de apresentar como os órgãos de segurança pública lidaram com incidentes críticos envolvendo emprego de artefatos explosivos. Serão aceitos artigos, relatos de experiência profissional, resenhas de livros, normatizações e manuais técnicos em português, inglês e espanhol.

 

Os trabalhos devem ser encaminhados para análise até o dia 31 de dezembro deste ano. No edital os interessados podem conferir informações sobre a política de privacidade, direitos autorais e as normas de apresentação dos trabalhos. Confira aqui o edital completo.