BPTRAN INICIA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MOTOCICLISTA POLICIAL 18/04/2024 - 15:16

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Batalhão de Polícia de Trânsito, iniciou o primeiro curso de capacitação de motociclista policial do ano de 2024. Esta iniciativa, criada através do Decreto Estadual Nº 11869, de 11 de agosto de 2014, marca um importante avanço na formação dos agentes de segurança que são motociclistas.

O curso visa preparar os agentes de segurança pública para enfrentar os desafios específicos relacionados ao uso de motocicletas em suas atividades. Entre os principais objetivos estão o conhecimento das peculiaridades das motocicletas, a condução consciente e segura dentro dos princípios de direção defensiva, e a realização de escoltas policiais com profissionalismo, maestria e segurança.

Além disso, busca-se desenvolver habilidades específicas para a condução da motocicleta dentro das necessidades e particularidades policiais, bem como o aprimoramento da técnica aplicada ao uso da motocicleta no policiamento de trânsito urbano, especialmente em operações de bloqueio e fiscalização. Outros aspectos importantes do curso incluem a realização da manutenção preventiva e corretiva, assim como o conhecimento dos equipamentos dedicados para uso com motocicleta.

O curso conta com a participação de 26 instruendos, representando diversas instituições de segurança, como um militar do Exército Brasileiro, um Guarda Municipal de Curitiba, um policial militar da CIROCAM, quatro policiais militares do BPRV e dezenove policiais militares do BPTRAN.

Esta diversidade de participantes reflete o caráter abrangente e colaborativo desta iniciativa, que busca reunir conhecimentos e experiências diversas para enriquecer o aprendizado e fortalecer a atuação policial no uso de motocicletas.

O curso terá duração de duas semanas, durante as quais os participantes serão submetidos a uma intensa carga horária teórica e prática, visando fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções com excelência e segurança.

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!