Banda de Música da PM faz homenagem para enfermeiros do Hospital da PM no Dia Internacional da Enfermagem 12/05/2020 - 17:29

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, a Banda de Música da Polícia Militar do Paraná está promovendo homenagens em hospitais de Curitiba, Capital do estado, para valorizar a luta diária desses profissionais para salvar vidas, principalmente agora com o combate ao coronavírus. Nesta terça-feira (12/05), os músicos da PM fizeram um concerto especial aos enfermeiros que trabalham no Hospital da Polícia Militar (HPM). Nesse sentido, também houve um concerto feito as equipes de enfermagem dos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat na segunda-feira (11/05).

Para o Diretor-Chefe do hospital, tenente-coronel bioquímico Mario Ricardo do Amaral, comemorar a data simboliza um agradecimento pela dedicação constante dos profissionais de saúde. “Somos extremamente agradecidos aos enfermeiros, pois o serviço desses profissionais é um verdadeiro sacerdócio, pois dedicam suas vidas para cuidar de outras pessoas desconhecidas", contou.

Segundo o maestro da Banda, capitão José Galdino Filho, fazer o concerto consagra um momento especial para a Banda, que tem feito várias apresentações de rua, caminhadas musicais e homenagens, e não poderia faltar um agradecimento especial aos enfermeiros “Para nós foi uma alegria estar aqui nesse dia e homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente, salvando vidas”, disse.

COMEMORAÇÃO - No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, que representa um marco da enfermagem moderna, ao se destacar no tratamento de soldados na Guerra da Criméia (1853 -1856). No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para não ocorrer aglomerações, os profissionais assistiram a apresentação das janelas do Hospital e aplaudiram o repertório que contou com músicas como “We Are The Champions”, da banda Queens, “Hallelujah”, do cantor Leonard Cohen e o Hino da Enfermagem. Esta última foi uma surpresa aos enfermeiros preparada especialmente pela Banda para levar pouco mais de esperança e reforçar sobre a importância deles na luta pela vida de milhões de pessoas.

“Estamos muito emocionados por sermos lembrados pela Corporação que fazemos parte, e tenho maior orgulho”, disse a enfermeira e Coordenadora de Leitos do HPM, soldado Gisele Antunes.

“Além de sermos profissionais da saúde, somos também da segurança e somos pais e mães que precisam cuidar da família e dos nossos pacientes, nós lutamos diariamente para que todos nós possamos retornar para os nossos lares de maneira segura”, complementou a soldado Gisele.

“Essas homenagens trazem força para continuar o trabalho. Ser lembrado a cada momento e, principalmente, no Dia Internacional da Enfermagem a gente fica muito feliz”, disse a enfermeira e Gerente de Enfermagem do HPM, Jane Testoni.

Na tarde de segunda-feira (11/05) a Banda de Música da PM fez uma apresentação aos profissionais do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat, que assistiram atentos pelas janelas dos corredores a performance dos musicistas da Polícia Militar. “É uma alegria levar um pouco de alento e amor através da música para acalmar o coração das pessoas”, disse o maestro da Banda, tenente Elizeu da Silva.

Para a Coordenadora no Núcleo Identidade de Missão e Vocação do Grupo Marista, Nilza Maria Brenny, a missão dos profissionais da segurança é parecida com a dos profissionais da saúde. “Receber essa homenagem é um presente nesse momento tão difícil que o Brasil, e o mundo inteiro, enfrenta com a pandemia do Covid-19. A música alivia a dor e amenizar o estresse, é um ‘santo remédio’”, disse.

Segundo o psicólogo do Setor de Identidade, Missão e Vocação do Grupo Marista, Sidnei Evangelista da Silva, a música faz o ser humano viajar nos pensamentos e traz um sentimento de paz e serenidade. “A área da saúde já é desafiadora em todo momento, ainda mais agora nesse tempo que vivemos. Ao assistir a Banda de Música da PM pudemos renovar nossas energias e trazer leveza para o trabalho do dia a dia. A música tem essa capacidade de transcender, nos traz sentimentos de esperança e solidariedade”, disse.