Banda de Música da PM recebe Menção Honrosa da Assembléia Legislativa do Paraná 23/09/2020 - 14:00

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

 

Os integrantes da Banda de Música da PM foram agraciados nesta quarta-feira (23/09) com o certificado de Menção de Honrosa da Assembléia Legislativa do Paraná pela atuação do grupo em levar esperança e alegria por meio da música durante o período de pandemia. A proposição da homenagem foi do deputado estadual Luiz Fernando Guerra. A homenagem ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças.

 

Desde março, quando as medidas sanitárias foram intensificadas, o grupo planejou atividades que fizessem a música chegar até dentro dos lares. Lives, caminhadas musicais e concertos em frente a asilos e hospitais passaram a ser a rotina dos policiais militares musicistas. O trabalho rendeu mais de 5 milhões de visualizações em redes sociais, por meio das 83 atividades desempenhadas, 31 lives e 28 caminhadas na Capital e Interior do estado.

 

“Em 30 anos de Polícia Militar, dos quais 25 servidos na Banda de Música, é a primeira vez que vejo um reconhecimento desse, e para nós é um momento histórico que a Banda vive, é uma verdadeira gratidão. O deputado viu o que a Polícia Militar têm feito, mesmo diante de um momento difícil”, disse o maestro da Banda, tenente Elizeu da Silva.

 

O tenente Elizeu detalhou que com a chegada da pandemia, a Banda de Música precisou reinventar atividades para continuar utilizando a música como um chamariz para as ações culturais da Corporação. “Apresentamos alguns projetos, como a visita asilos e as caminhadas musicais, que deram muito certo, fizemos felizes pelo destaque desse trabalho”, complementou.

 

O deputado Guerra entregou, um a um, os certificados dos policiais militares, em sinal de respeito e admiração. A proposição da homenagem foi após o deputado, de dentro de sua casa, ouvir a Banda da PM em uma caminhada musical no bairro onde reside. “Sempre admirei a Polícia Militar desde criança por todo trabalho feito. O amor, o acalento e o carinho que são levados aos lares paranaenses num momento de grande dificuldade, em que as pessoas precisam ficar em reclusão em suas casas, para mim é um momento histórico e temos que valorizar atitudes como essa”, destacou.

 

O coronel Péricles contou durante seu discurso que antes da carreira policial militar, foi músico na Banda de Música de Irati (PR), e também na banda Ebenezer da Igreja Assembléia de Deus. Com o tempo, o saxofone alto deu lugar a pistola da PMPR, quando entrou na Corporação. Ele elogiou o empenho da Banda em buscar alternativas seguras para levar a música à população. “A capacidade de sermos gratos, de nos sensibilizamos pela condição do nosso semelhante, principalmente reconhecer aqueles da nossa própria estrutura é uma característica do nosso Comando. É justa, digna e merecida homenagem aos integrantes da Banda de Música”, disse o coronel Péricles.

 

O Comandante-Geral, coronel Péricles de Matos, acompanhou a homenagem junto com o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg, do Diretor de Finanças, coronel Dorian Cavalheiro, do Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade, coronel Samir Wassouf, o Ajudante-Geral da PM, coronel Rodrigues, o tenente-coronel Cezar Kister. da Diretoria de Pessoal, e o tenente-coronel Gustavo Alfonso Rocha, da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade.

GALERIA DE IMAGENS