Batalhão da PM de Jacarezinho (PR) promove palestras sobre o Novembro Azul 30/11/2021 - 17:30

O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), promoveu uma atividade sobre o Novembro Azul aos policiais da unidade. O evento aconteceu na manhã de segunda-feira (29/11) no Salão Nobre do SENAC de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do estado.

De acordo com as informações repassadas pela unidade, os policiais militares da unidade receberam informações sobre a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, exames disponíveis, bem como, temas relacionados à saúde mental dos policiais. O médico urologista doutor Thiago Suzuki e o psicólogo doutor José Francisco Silva deram palestras e conversaram com os militares estaduais.

Ainda segundo o batalhão, foi disponibilizado o agendamento do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) aos participantes, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho.

NOVEMBRO AZUL – O mês de conscientização para a saúde masculina é uma campanha que reafirma a importância de focar a atenção nos tumores urológicos, porém o assunto não se resume ao câncer de próstata, embora ele seja o primeiro mais comum para os homens (exceto câncer de pele não melanoma), com previsão, segundo o INCA, de 65.840 novos casos para 2021, algo que representa 29,2% da população masculina brasileira.

Novembro Azul também tem como premissa o cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa de 7.590 novos casos neste ano e, claro, as pautas do mês também giram em torno de tumores de pênis, rim e testículos.