Batalhão da Polícia Militar da região Sul da Capital recebe novo comandante 25/11/2020 - 19:11

O tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, que há mais de dois anos comandava o 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), passou a função ao tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira. O evento de passagem de comando ocorreu nesta quarta-feira (25/11) na Comunidade Alcance, no bairro Novo Mundo. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral em exercício e Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e acompanhada pelo Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg e pelo Secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, que representou o governador Ratinho Júnior.

“Vim agradecer quem está saindo e desejar sucesso para quem está assumindo a função no 13º Batalhão. É uma forma de a Secretaria prestigiar esse momento e valorizar esses nobres policiais militares. Estamos trabalhando para levar mais estrutura e equipamentos aos batalhões, para aperfeiçoar os trabalhos e alcançar mais resultados”, destacou o secretário Marinho.

O coronel Hudson destacou que o 13º Batalhão é uma das unidades mais importantes da Capital, e por isso a escolha do tenente-coronel Darany para a função. “O 13º BPM é uma referência, é a origem do Radiopatrulhamento no Paraná. É uma transição natural, uma vez que o tenente-coronel Carlos Alberto será promovido ao posto de coronel e o major Darany foi promovido a tenente-coronel, então eles foram acomodados em novas funções. Os dois são voluntários e serão bem recebidos em suas novas unidades”, disse o coronel Hudson.

Designado para assumir o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM), com sede em Maringá, o tenente-coronel Carlos Alberto celebrou sua passagem pelo 13° Batalhão e está otimista com a nova missão. “Sou muito grato pela oportunidade de ter sido comandante de uma unidade tão importante para a Polícia Militar, a qual também foi a pioneira no serviço de Radiopatrulhamento no Paraná”, disse.

O tenente-coronel Carlos Alberto é o segundo comandante que mais tempo esteve na função em toda a história do 13º Batalhão (dois anos e quatro meses de atuação), atrás apenas do coronel Wilson de Almeida Garret, que esteve na função por pouco mais de três anos.

Durante a gestão do tenente-coronel Carlos Alberto, a unidade fez 3.910 encaminhamentos de pessoas e 279 Termos Circunstanciados lavrados, além de 484 armas de fogo e mais de duas toneladas de maconha, crack, cocaína e drogas sintéticas retiradas de circulação.

“Esta unidade se diferencia pelos seus policiais militares aguerridos no atendimento às ocorrências, que se preocupam com a sociedade e trabalham incansavelmente para retirar de circulação as pessoas com má conduta. Nosso efetivo demonstra sempre motivação, mesmo diante das dificuldades inerentes à nossa profissão, a cada operação nosso pessoal se empenha com abordagens, rondas e faz todas as ações policiais, por isso tivemos excelentes resultados”, destacou.

EXPECTATIVA – O tenente-coronel Darany já conhece o 13º Batalhão devido a funções que exerceu no setor de Planejamento e também no comando de companhias. Ele também comandou ações no Noroeste do estado (2ª Companhia do 7º Batalhão em Umuarama, que depois se tornou 25º Batalhão), no policiamento de cidades fronteiriças, e foi subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Antes de assumir o 13º BPM, ele era chefe do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID).

A vasta experiência na área operacional vai acrescentar qualidade no serviço prestado à população, segundo o tenente-coronel Darany. “Venho preparado, já trabalhei seis anos na área do 13º BPM, conheço a região, e sabemos que o crime sempre evolui e temos que estar preparados para combater isso. Vamos trabalhar muito com inteligência e com operações táticas, para reduzir cada vez mais os crimes”, destacou.

Durante o evento, foi feito o elogio individual ao tenente-coronel Carlos Alberto, pela dedicação e humildade durante sua passagem pelo 13º BPM, e descerrada a foto dele que será incluída na Galeria de Comandantes.

PRESENÇAS – Também prestigiaram o evento o Diretor de Apoio Logístico da PM (DAL), coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Assessor Militar da Secretaria da Segurança Pública, coronel Erich Wagner Osternack, o ex-comandante do Corpo de Bombeiros e chefe de segurança do shopping Palladium, coronel Luiz Henrique Pombo, e o pastor da Comunidade Alcance, Marciano Ortêncio.

Também estiveram no evento os vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato, Tico Kuzma; o assistente do Subcomando-Geral da PM, tenente-coronel Adilson Luiz Prusse; o Chefe do CEFID, o major Francisco Carlos Hrentechen; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Portão, Luiz Carlos Beraldi; o Presidente do Conseg de Pinhais, Luiz Carlos Gomes; o representante do Conseg do Fanny, Julio Cesar Fila; o Presidente do Sindaruc, Paulo Selesbram; representando o Administrador Regional do Pinheirinho, Claudio Turim; o responsável pelo barracão da Ceasa, Volni José Vieira; o Administrador da Regional Capão Raso, Victor Ferri; o Administrador Regional do Portão, Jerson Bunha; o coordenador de segurança do clube Athletico Paranaense, Anderson Aramis, oficiais e praças da PM da Capital, familiares e convidados.