Batalhão de Fronteira da PM reforça atuação para conter disseminação do Coronavírus 23/03/2020 - 09:11

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Pontos de entrada de pessoas na fronteira com o Paraguai e Argentina, e a divisa com os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, estão sendo monitorados pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) desde a última semana para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no Paraná. As equipes policiais estão abordando veículos e pessoas que transitam pela fronteira, fazendo orientações para que a população adote medidas preventivas para evitar o contágio da doença.

De acordo com o Comandante da unidade, major André Cristiano Dorecki, as ações estão sendo desencadeadas em conjunto com órgãos e corporações de segurança pública federal, estadual e municipal. Na sexta-feira (20/03), juntamente com a Marinha do Brasil, foram feitas abordagens a embarcações e pessoas que cruzaram a fronteira em pontos ilegais, que não contam com fiscalização aduaneira. “Estabelecemos parcerias para intensificar as abordagens. Nosso efetivo está empenhado nas áreas de fronteira para auxiliar o esforço do Governo do Estado no combate ao coronavírus”, disse o major.

A presença do batalhão foi intensificada principalmente nos três grandes acessos: Ponte Ayrton Senna, em Guaíra; Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, e o acesso terrestre pela Argentina. Também há as barreiras sanitárias em Porto Britânia, em Pato Bragado, em Santo Antônio do Sudoeste e Barracão, na fronteira com Argentina, Porto Felício na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul. As pessoas que cruzam a fronteira são verificadas e orientadas para evitar aglomerações e os policiais também prestam informações sobre cuidados com a saúde para evitar o contágio. Os portos clandestinos, foco de várias ações do BPFron, também receberam uma intensificação de policiamento, onde há grande movimentação de barcos e pessoas.

O trabalho conta ainda com patrulhamento motorizado, às margens de rios e lagos, e aquático, com a equipe do pelotão Cobra (Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática), grupo de elite do batalhão especializado em policiamento embarcado.

Além de operações, os policiais militares do BPFron também estão engajados em alertar a população sobre as orientações do Governo do Estado para que comércios fiquem fechados para minimizar o alastramento da doença, procurando o isolamento social. Mensagens de alerta estão sendo continuamente repassados por meio de alto falantes nas viaturas.

GALERIA DE IMAGENS