Batalhão de fronteira apreende mais de 1100 pacotes de cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu (PR), durante a Operação Hórus 09/01/2020 - 11:00

Jornalista responsável

Um veículo carregado de cigarros contrabandeados foi apreendido, na quarta-feira (07/01), por policiais militares do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFRON) em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A ação que está por trás da apreensão é a Operação Hórus, integrada com a Polícia Federal e diversas outras entidades do estado.

Em patrulhamento realizado em portos clandestinos na cidade, policiais do Batalhão da Fronteira perceberam um veículo adentrando um desses portos no período da noite, o que levantou suspeitas. Aproximando do local, foram vistas pessoas realizando o carregamento de caixas de cigarros para o interior do automóvel, que quando perceberam a presença policial conseguiram fugir para a mata. No entanto, as 1150 caixas de cigarro de origem estrangeira foram deixadas para trás.

Diante dos fatos, o veículo e os cigarros contrabandeados foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal para as providências cabíveis.

A Operação Hórus faz parte do Programa V.I.G.I.A. sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFRON), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.