Batalhão responsável pelo policiamento da região Leste de Curitiba recebe novo Comandante durante solenidade 25/11/2019 - 14:00

Jornalista responsável

O 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), recebeu na manhã desta segunda-feira (25/11) o seu novo Comandante. O tenente-coronel Mario Henrique do Carmo passou o cargo ao major Hailton Jun Matsumoto, que já exercia a função de subcomandante da unidade.

Para o Chefe do Estado-Maior, coronel Lanes Randal Prates Marques, o 20º Batalhão exerce um papel importante no cenário da segurança pública curitibana. “Curitiba vive um momento único com redução de furtos, roubos e homicídios, e indicadores para uma capital do estado está entre as melhores do Brasil e o 20º Batalhão faz parte disso”, disse o coronel Prates.

Segundo o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, estar na passagem de Comando de dois companheiros de turma (CFO 1992) é o motivo de satisfação e orgulho. “Percebemos que o tempo passa muito rápido, e vemos a responsabilidade que nós temos em conduzir essas unidades. Ambos são pessoas qualificadas e de grande coração, sei que farão um excelente trabalho em seus respectivos batalhões”, comentou o coronel Hudson.

O tenente-coronel Carmo ficou a frente do 20º Batalhão durante 1 ano e 10 meses e, segundo ele, a unidade tem conseguido reduzir, praticamente, todos os índices criminais. “Vejo que o batalhão é muito importante dentro da capital, são 29 bairros, em torno de, aproximadamente 700 mil habitantes, fora a população circulante. Uma atividade comercial forte nos bairros, então foi um grande desafio e nós entendemos que a missão foi cumprida”, disse o tenente-coronel Carmo, que agora assume o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Exercendo a função de subcomandante da unidade, o major Matsumoto, falou sobre os planos para o futuro da unidade. “Tentaremos continuar com o policiamento que vem sendo aplicado, com várias viaturas, aplicando o nosso efetivo em operações, mas sempre tentando melhorar ainda mais”, disse.

Logo após, o tenente-coronel Carmo, que estava no Comando do 20º BPM desde 22 de março de 2018, recebeu uma homenagem, sendo colocado um retrato seu na galeria dos ex-comandantes da unidade. Os dois oficiais também fizeram a tradicional revista à tropa.