CAC é detido por transporte irregular de arma em Pontal do Paraná 30/01/2024 - 13:14

Na manhã desta terça-feira (30/01), uma fiscalização do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na prisão de um Caçador, Atirador ou Colecionador (CAC) por transporte irregular de arma de fogo de calibre restrito. O incidente ocorreu em Pontal do Paraná, durante a operação volante do BPRv.

O homem foi flagrado transportando uma pistola calibre .40 no console central de seu veículo. A arma estava acompanhada de um carregador municiado com 15 cartuchos .40. Apesar de apresentar o registro de CAC, ele foi autuado por não cumprir a legislação que regula o transporte de armas de fogo.

Conforme as normas em vigor, CACs apenas podem transitar com armas de fogo, caso tenham emitido a guia de tráfego. Lembrando que conforme o Decreto nº 11.615/2023, a guia de tráfego não autoriza o porte da arma, mas apenas o seu transporte, desmuniciada e acondicionada de maneira a não ser feito uso, e somente no percurso nela autorizado.

Os procedimentos legais estipulam que, para evitar contratempos em possíveis abordagens, o CAC deve portar consigo o Certificado de Registro (CR), o Certificado de Registro da Arma de Fogo (CRAF), a Guia de Tráfego (GT) e, embora não obrigatório, um documento que comprove filiação a um clube de tiro.

Este incidente serve de alerta aos CACs sobre a importância de seguir rigorosamente as normas de transporte de armas de fogo. O descumprimento destas pode resultar em sérias consequências legais, como demonstrado no caso presente.

O CAC foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pontal do Paraná, por porte ilegal de arma de fogo junto do material bélico apreendido. A Polícia Militar do Paraná reforça a importância de se respeitar as leis de transporte de armas para a segurança de todos.

Comunicação Social PMPR

GALERIA DE IMAGENS