Cigarros e essências contrabandeados são apreendidos e 15 estabelecimentos fechados pela PM durante Operação AIFU na Capital 28/09/2020 - 15:31

Estabelecimentos comerciais da Capital foram abordados entre quinta-feira (24/09) e sábado (26/09), durante mais uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) para verificar o cumprimento das medidas sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal contra o coronavírus. Os trabalhos resultam em 15 locais fechados ou tiveram a atividade suspensa, além da apreensão de 21 maços de cigarro e 69 essências de narguilé contrabandeados, apreendidos.

A Coordenadora Operacional da AIFU, tenente Elaine Pereira Melere, explica que as abordagens ocorreram em conjunto com órgãos da Prefeitura Municipal, aos quais competem as notificações aos responsáveis por aglomeração de pessoas e outras infrações relacionadas com a pandemia.

Nos três dias de operação, 21 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelos policiais militares e agentes municipais. “Dentre esses estabelecimentos, 15 tiveram suas atividades paralisadas e foram fechados por apresentarem irregularidades e estarem descumprindo as medidas de prevenção e combate a disseminação do novo coronavírus”, detalhou a tenente Melere.

As equipes também fizeram fiscalizações sobre o trânsito nas imediações dos pontos abordados. Os policiais militares lavraram 26 autos de infração de trânsito e oito veículos que estavam com irregularidades ou pendências tributárias acabaram recolhidos ao pátio.

Em uma das ações, as equipes encaminharam um homem para lavratura de Termo Circunstanciado por uso de drogas ao ser flagrado com 14,5 gramas de maconha em um bar, que já tinha denúncias de aglomeração de pessoas e perturbação de sossego.