Com o tema Heróis, Banda de Música da PM faz espetáculo musical no Teatro Guaíra, em Curitiba 14/08/2019 - 11:28

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Em pouco mais de uma hora de apresentação, a Banda de Música da Polícia Militar levou mais de 2 mil espectadores a uma viagem no tempo para relembrar músicas temas de filmes e seriados dos maiores heróis do mundo animado na noite de terça-feira (13/08). Heróis de carne e osso, militares estaduais e integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram homenageados durante a primeira apresentação da Banda em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar. Os apresentadores Kelly Pedrita e Mauro Mueller foram os narradores do evento musical.

O Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais, citou que o tema do concerto da Banda de Música eleva a importância que os profissionais de segurança pública exercem na garantia da liberdade e da democracia. “A PM realmente representa esses atos heroicos e anônimos de cada policial militar na rua e baseado nessa proposta é que surgiu a escolha do tema heróis, que tem tudo a ver com as missões enfrentadas por nossos profissionais dia após dia para proteger a sociedade”, disse.

O juiz de direito auditor da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual (VAJME), Sérgio Bernadinetti, prestigiou o evento e enalteceu a figura dos policiais e bombeiros militares na sociedade. “Acompanhamos com entusiasmo os preparativos para as festividades de aniversário da PM, e recebemos o convite do conselho permanente de justiça. Muito bacana essa comparação feita com os heróis de filmes que fizeram sucesso no cinema, mais do que merecida inclusive, pois os nossos policiais e bombeiros militares são verdadeiros heróis da vida real”, destacou.

As músicas temáticas dos super-heróis, verdadeiros hinos para muitas pessoas aficionadas pelas histórias em quadrinhos, foram relembradas ao longo do concerto, como as músicas do Super-Homem, Mulher Maravilha e Batman, que encantavam fãs desde os anos 1960. Sucessos de bilheterias recentes também marcaram o espetáculo e os musicistas da Banda de Música da PM apresentaram as músicas tema dos filmes Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Homem Aranha e Vingadores.

Para o maestro da Banda, tenente José Galdino Silva Filho, o grupo musical se esforça para sempre proporcionar um show diferenciado a cada ano. “A preparação envolve muito trabalho, desde o tema, o tempo de apresentação, o repertório, para que aconteça esse momento mágico. Nosso intuito é fazer um espetáculo que agrade o público e ressalte a função humana e social que a nossa Corporação possui”, afirmou.

O tenente Elizeu da Silva, que há 23 anos participa dos concertos da Banda de Música, mas ainda sente a emoção do público e a empolgação dos músicos a cada novo concerto. “O frio na barriga e a ansiedade permanecem a cada vez que subimos ao palco, principalmente no primeiro dia de apresentação, mas toda a banda se preparou muito para esse momento, com empenho e galhardia”, disse.

O evento musical contou com a participação de musicistas do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que todos os anos se integram à Banda de Música da PM. O sargento Cleverson Zavatto, da Banda da 5ª Divisão de Exército, atua nos concertos comemorativos de aniversário da PM há oito anos. “A integração das bandas é só o começo de uma parceria entre as Forças Armadas e as Forças Auxiliares. As nossas forças nasceram para atuarem juntas, não somente na segurança pública, mas também nesse trabalho cultural”, disse.

Em 165 anos de história e tradição, a Polícia Militar do Paraná formou heróis, pessoas anônimas que vestidas com a farda cáqui fizeram a diferença em atendimentos de ocorrências que resultaram em vidas salvas. O palco do Teatro Guaíra foi o cenário da homenagem aos policiais militares que são exemplo de abnegação e amor ao próximo.

O integrante da Banda de Música da PM, o cabo Sérgio Henrique Freitas também convidado a subir ao palco, pois ajudou no parto da vizinha e prestou os primeiros atendimentos até a chegada de uma equipe do Samu, na madrugada do dia 26 de abril deste ano. Também foram homenageados os bombeiros militares que socorreram o cabo da Banda da PM, cabo Robson Antônio Gulhinski, em junho de 2018, ao ser baleado e atropelado por homens que tinham roubado um veículo.

Os heróis verde-oliva do Exército Brasileiro não ficaram de fora das homenagens. Os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na 2ª Guerra Mundial foram lembrados no concerto como exemplo de dedicação e amor à Pátria.

Durante uma missão de patrulha no norte da Itália, os soldados Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza enfrentaram um grande efetivo de alemães e não se renderam ao inimigo, preferindo a morte à caírem como prisioneiros. A banda de Heavy Metal Sabaton fez uma música para estes heróis com a canção “Smoking Snakes”, apresentada pela Banda de Música da PM no espetáculo.

GALERIA DE IMAGENS