Comandante-Geral da PM se reúne com prefeitos e secretários municipais do Litoral, em Paranaguá 30/06/2021 - 16:22

Demandas sobre a segurança pública do Litoral foram tratadas durante uma reunião do Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira com representantes dos municípios da região nesta quarta-feira (30/06), em Paranaguá. Também foi falado sobre o atendimento pelo 190 e o reforço das ações ostensivas contra a criminalidade.

O coronel Hudson falou sobre o planejamento de comando para fortalecer as equipes policiais, em especial as tropas especializadas, como a Patrulha Costeira do 9° Batalhão, que faz o policiamento nas ilhas mais distantes da Baía de Paranaguá e Guaratuba. Outro ponto tratado foi o empenho dos policiais militares nas fiscalizações das medidas sanitárias. A reunião foi acompanhada pelo Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, e o Comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Junior.

"Tratamos sobre as necessidades da região, mas também recebemos vários elogios por parte dos representantes dos municípios graças ao policiamento feito pelos nossos policiais. Junto com o Estado-Maior vamos verificar as questões que podem ser atendidas de imediato", disse o coronel Hudson.

Dentre os assuntos abordados na reunião estão o reforço de policiamento, operações policiais e as ações para cumprimento das medidas sanitárias. As autoridades municipais falaram ao coronel sobre o acionamento pelo 190, devido a problemas que detectaram. O coronel Hudson se comprometeu a verificar a situação. "Todas as considerações dos prefeitos serão analisadas e vamos verificar com a Central de Operações essa questão para encontrar a solução a curto prazo", explicou.

O prefeito de Guaratuba, Nelson Justus, reforçou a parceria com a PM. "Sempre fomos muito bem tratados e a Polícia Militar tem atuado de maneira essencial para a redução dos crimes e nas fiscalizações das medidas sanitárias", disse.

A avaliação do Comandante-Geral é que a reunião foi produtiva e reforçou o envolvimento da Polícia Militar com as prefeituras na busca por melhorias à população. "Saio daqui satisfeito por ver pessoas de bem reunidas em prol da população. Foi uma manhã muito produtiva e pretendo dar uma resposta eficaz a curto prazo", disse.

REDUÇÃO DE CRIMES - O coronel Hudson explicou que houve redução de crimes no litoral neste ano. No comparativo entre janeiro a maio deste ano com o mesmo período de 2020, os roubos reduziram 37,07% (de 615 para 387) e os furtos caíram  17,4% (de 2.759 foi para 2.278). Houve ainda redução de 29,6% nos furtos a residência (de 857 caiu para 603), e queda de 18,6% nos roubos a residência (de 59 para 48 casos) nos períodos analisados.

PRESENÇAS - Estiveram na reunião o prefeito de Guaratuba, Nelson Justus, a vice prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Milo Marcomini; a vice prefeita de Antonina, Rosane Osaki; o vice prefeito de Morretes, Vitor Bertolin; o secretário municipal de segurança de Guaratuba, Jackson Braga; a secretária municipal de segurança de Pontal do Paraná, Any de Oliveira Brasil Messina; o secretário municipal de segurança de Antonina, Jorge Fayad Nazário; a diretora da Guarda Municipal de Matinhos, Elenice Loucena; o corregedor da Guarda Municipal de Matinhos, Diego Nepomuceno, e o secretário de governo de Morretes, Gilton Dias.

Marcia Santos - Jornalista responsável