Comandante-Geral da PMPR visita Banda de Música da corporação e acompanha apresentação de exórdios militares 17/04/2024 - 11:48

Nesta terça-feira (16), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, visitou as instalações da Banda de Música da PMPR, onde foi recebido pelo Chefe da Banda de Música e Maestro, o Capitão Músico Elizeu da Silva, além de outros Oficiais e Praças músicos da PMPR. A visita teve como um dos temas a apresentação ao Comandante-Geral dos exórdios compostos pela Banda da PMPR, em referência às autoridades militares estaduais.

Os exórdios são toques executados pelas bandas de música militares, bem como pelos corneteiros militares, para anunciar a presença de autoridades em solenidades. Desta forma, as honras de continência e os toques correspondentes são prestados à maior autoridade civil ou militar presente, conforme estabelecido na legislação que trata do tema. Neste intuito, visando fortalecer a cultura militar estadual, a Banda de Música da PMPR criou toques e exórdios específicos para o Comandante-Geral, Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior da corporação, visando valorizar a imagem e a identidade institucional da PMPR.

Os integrantes da Banda de Música, através do Capitão Elizeu da Silva, expressaram satisfação e gratidão ao Coronel Jefferson Silva pela sua visita, juntamente com sua equipe. Para o Comandante-Geral da PMPR, a Banda de Música é destaque na corporação e entre os corpos musicais militares do Brasil, abrilhantando eventos, promovendo a valorização cultural e engrandecendo a imagem da instituição. “Os novos exórdios foram muito bem produzidos e, com toda certeza, enaltecerão ainda mais as tradições da PMPR”, finalizou o Comandante-Geral.

Comunicação Social da PMPR.