Desafio da Pedra do Cristo estimula competição entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros em Guaratuba 14/02/2020 - 21:02

Bombeiros militares das subáreas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná disputaram a corrida e a nado o melhor lugar no pódio nesta sexta-feira (14/02) na primeira edição do Desafio da Pedra do Cristo, promovida pelo 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), responsável pelas atividades do Verão Maior 2019/2020. A competição exigiu coordenação entre os integrantes das equipes em busca do menor tempo para executar os exercícios.

A prova foi inspirada nos treinamentos rotineiros dos guarda-vidas que estão no Litoral por conta da temporada de verão. O circuito incluiu uma corrida de 400 metros na areia, depois o salto da pedra do Morro do Cristo, mais 400 metros de natação e uma corrida final de 200 metros.

“O desafio surgiu com a ideia dos próprios guarda-vidas em atendimento a um tipo de salvamento que é bem preocupante, que é o salto da pedra. Esse tipo de ocorrência é bem peculiar, existem riscos que são inerentes ao serviço diário dos guarda-vidas, então, por isso que surgiu a ideia da competição”, explica o coordenador da atividade, tenente Jorge Henrique Freire.

O tenente explica ainda que a competição é sadia e incentiva os bombeiros, por meio do esporte, a aperfeiçoarem suas habilidades. “O pessoal se capacita cada vez mais e esse engajamento é sempre muito importante, é o que o Corpo de Bombeiros prega”, complementou.

O soldado Robson Ferreira Alves, que é do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB) e está atuando no Verão Maior pelo 8º Grupamento, a competição é importante para exercitar a agilidade e precisão no atendimento a uma vítima real. “Essa competição exige que você execute o salvamento com uma alta performance, ou seja, mais ágil. Como nossa área aqui exige que o salvamento seja próximo do costão, então é importante esse tipo de salvamento simulando um resgate do dia a dia”, disse.

Dezenas de pessoas que passavam pela Praia Brava e viram a competição pararam para acompanhar o desafio. “Nossa atividade é salvar as vidas alheias e mais que isso, é gratificante ver a população participando com a gente”, conta a cabo Rudineia Rossi Bedin.

O atleta mais antigo do desafio foi o sargento Nildo Figueiredo, que está na Corporação há 31 anos. Acompanhar o ritmo da “piazada”, como ele mesmo disse, é uma superação para ele. “Para mim é um orgulho ser o mais velho da competição. Minha maior alegria foi completar bem a prova junto com os meus colegas, achei que não conseguiria e hoje me superei. Se for avaliar o tempo de serviço no Corpo de Bombeiros, parece que eu entrei ontem. Tenho mais um ano só e quero fechar com chave de ouro”, destaca.