Em ocorrências distintas, BPFron apreende 33,5 pacotes de cigarros, 25 pneus e dois rádio comunicadores contrabandeados no Oeste do Paraná 15/01/2020 - 18:52

Jornalista responsável

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreenderam 33,5 pacotes de cigarros, 25 pneus, produtos eletrônicos e dois rádio comunicadores todos matérias contrabandeados. A ação policial aconteceu em três situações distintas uma na terça-feira (14/01) e outras duas na quarta-feira (15/01), nas cidades de Foz do Iguaçu, Nova Santa Rosa e Medianeira, no Oeste do Paraná.

Na manhã de quarta-feira (15/01), os policiais militares estavam em patrulhamento pela cidade de Foz do Iguaçu, em mais uma etapa da Operação Hórus, quando abordaram uma Camionete Nissan. No veículo havia 20 pneus de carro e cinco pneus de caminhão. O condutor juntamente com o automóvel foi encaminhado à Delegacia da Receita Federal para os procedimentos necessários.

Em outra situação no mesmo dia, em Nova Santa Rosa, a equipe policial avistou um veículo Citroen preto, que ao perceber a presença dos policiais fugiu. Mais tarde, o carro foi localizado e dentro havia cerca de 1.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai (PY). O homem, de 33 anos, informou aos militares estaduais que levaria a carga até São Paulo (SP). Ele foi encaminhado à Delegacia para procedimentos cabíveis.

Já na noite de terça-feira (14/01), em mais uma Operação Hórus, os policiais estavam realizando abordagem de rotina em Medianeira, quando abordaram um ônibus de viagem da linha Foz do Iguaçu para Curitiba. No bagageiro, foram localizados quatro malas onde tinha 32 pacotes de cigarros contrabandeados, além de produtos eletrônicos entre eles, dois rádio comunicadores. Diante dos fatos, o material foi apreendido e encaminhado à Receita Federal em Foz do Iguaçu.

A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).