Granja que depositava frangos mortos em área de proteção permanente é autuada em R$ 10 mil pela Polícia Ambiental em Iporã (PR) 18/03/2020 - 11:07

Marcia Santos
Jornalista Responsável

Os policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental-Força-Verde (BPAmb-FV) localizaram uma área de proteção permanente  na nascente do córrego de Barra Bonita, na região rural de Iporã (PR) na última quarta-feira (11/03). O proprietário de uma granja despejava resíduos e frangos mortos a céu aberto, poluindo o córrego e o lençol freático da região. Com a constatação do crime ambiental, foram lavrados os Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 10 mil.

A abordagem à propriedade ocorreu por volta de 12h20, após informações repassadas ao 181 Disque-Denúncia apontarem a prática criminosa. Segundo o Batalhão Ambiental, no momento da abordagem, o proprietário e o responsável pela granja (pai e filho, respectivamente) não foram localizados, sendo que a equipe policial foi recebida por um funcionário da empresa.

Os policiais militares constataram o crime e lavraram infrações e o Boletim de Ocorrência para os próximos trâmites nas esferas administrativa e criminal. Foi verificado que o local atingido tem aproximadamente 0,28 hectares e fica a aproximadamente 17 metros da nascente do córrego de Barra Bonita. O mau cheiro e os resíduos dos animais e demais dejeto lançados na terra incomodam os vizinhos e poluem a água. Diante disso, os policiais militares oficiaram o Ministério Público de Umuarama e o Instituto de Água e Terra (IAT) para que adotem as providências necessárias.

GALERIA DE IMAGENS