Mulher é resgatada de casa em chamas por policiais militares no Cajuru, em Curitiba 08/09/2021 - 14:32

Uma equipe do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM) evitou uma tragédia e retirou uma mulher de uma casa em chamas no bairro Cajuru, no fim da tarde de terça-feira (07/09), salvando a vida dela. Os soldados Gerson de Jesus Monteiro Júnior e Danusa Aparecida do Nascimento chegaram ao local do incêndio momentos antes dos bombeiros e atenderam as moradoras da casa, principalmente uma senhora que insistia em retirar pertences.

O soldado Gerson e a parceira, soldado Danusa, cumpriam a escala de serviço quando foram acionados pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) sobre um incêndio numa casa na Rua Antônio Ernesto Antonietto. “Chegamos rapidamente no local e constatamos que o fogo já tinha tomado conta da residência. Nossa primeira ação foi desligar a energia elétrica e verificar se havia vítimas”, disse.

Havia quatro mulheres no local e os policiais militares orientaram as mulheres a deixarem o local, pois além do fogo havia o risco de desabamento. “Três mulheres saíram, mas uma insistia em ficar dentro da casa para retirar pertences. Adentramos o imóvel e retiramos ela”, explicou o soldado Gerson. “O teto já estava desabando e caindo em partes e poderia atingi-la a qualquer momento, ela se recusava a sair, queria tirar pertences, botijão e documentação, e, em certo momento, ela conseguiu desconectar o botijão de gás, que foi o momento que tiramos ela da casa pela primeira vez”, complementa a soldado Danusa.

Momentos depois deste salvamento, de acordo com a dupla policial, a mulher teria voltado a entrar na casa para salvar pertences novamente. Então eles pediram apoio à outra equipe, composta pelos soldados Roger Roberto Grudtner Silveira e Jackson Luiz Kirshner Rosa, que chegaram ao local para auxiliar. "Com esse reforço conseguimos tirá-la da casa em segurança. Neste momento ela segurava na porta e queria salvar tudo o que pudesse, essa foi a parte mais difícil, o teto estava caindo, tinha muita labareda”, relatou Danusa.

“Nossa missão institucional é proteger a população e a sensação para nós é de dever cumprido, pois se o incêndio tivesse ocorrido à madrugada e não houvesse socorro, provavelmente poderia ter ocorrido uma tragédia”, afirmou o soldado Gerson. “A fumaça já estava tomando conta de tudo, epor isso pedimos apoio de urgência no rádio aos bombeiros. Com certeza, se a gente não tivesse entrado na casa provavelmente teria acontecido algo de ruim com ela. Salvar vidas, para nós, possui um valor imensurável. Saber que fizemos a diferença ali é bem gratificante, que é o que importa”, finaliza Danusa.

Os bombeiros chegaram no endereço e fizeram o combate ao incêndio e trabalharam por cerca de uma hora e meia diante da intensidade do fogo, segundo os policiais. Por se tratar de uma casa antiga de madeira, praticamente tudo foi destruído. Uma ambulância do Siate também esteve no local e atendeu as mulheres, e elas puderam ser liberadas no local da ocorrência. “Eu faria tudo de novo, pois cada vida para nós é importante”, disse Gerson.