Nova base do BPMOA é instalada no litoral para atuação conjunta com a saúde em resgates e remoções aeromédicas no Verão Maior 22/12/2019 - 12:28

O serviço de resgate e remoção aeromédica feito pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) terá mais eficiência com a instalação do heliponto na UPA de Matinhos (PR), que aconteceu neste sábado (21/12). O local conta com melhor infraestrutura, alojamento para a tripulação e acesso rápido do local do pouso ao Pronto Socorro da unidade (são poucos metros) para agilizar o atendimento às vítimas durante o Verã Maior 2019/2020. O Governo do estado investiu mais de R$ 192 mil na construção desta base para que haja recepção e transferência de pacientes durante a temporada.

“Foi feita a licitação e hoje o sonho se tornou realidade. É uma pauta positiva que envolve a Secretaria de Saúde, os governos Federal, Estadual e Municipal. Para a segurança pública essa conquista é um grande passo para melhorar o atendimento à população, em momentos de emergência e necessidade”, detalhou o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, que também é Coordenador Estadual do Verão Maior 2019/2020.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é papel do Estado fazer com que os recursos de investimentos cheguem nas regiões onde moram os paranaenses. “Temos o compromisso com a população, de sempre melhorar a saúde, precisamos cuidar de todos. Conseguimos, junto com a prefeitura, inaugurar esta UPA de nível III, além do heliponto do Batalhão Aéreo, que juntos vão trazer mais tranquilidade e rapidez ao transporte dos pacientes”, enfatizou.

O Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), tenente-coronel Julio Cesar Pucci, celebrou a parceria que resultou em uma estrutura mais adequada para que as operações com helicóptero sejam mais seguras e ágeis. “O Governo do Estado, a Secretaria da Saúde e o Comando da PM entendem que o Batalhão de Operações Aéreas é uma unidade estratégica para toda Segurança Pública porque potencializa o serviço dos policiais e bombeiros guarda-vidas nos resgates aeromédicos e, por isso, a importância desta nova base”.

Ele destacou também que o grande diferencial da nova base é a localização. Situada no balneário de Praia Grande, o espaço fica numa posição privilegiada que permite deslocamentos rápidos para qualquer ponto do Litoral. “Além disso, a condição meteorológica é mais favorável para pousos e decolagens”, acrescentou. A intenção é que, no futuro, possamos construir, aqui, um hangar para proteger melhor a aeronave e os equipamentos, para que tenham maior durabilidade”, disse.

A nova base será utilizada durante o Verão Maior 2019/2020. A Atuação do BPMOA é de suporte à polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Neste verão, haverá um helicóptero com tripulação militar e médica exclusivos para toda a Costa Leste.

ATENDIMENTO RÁPIDO ━ O Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, explicou que a nova UPA terá a tendência de se tornar referência no atendimento de afogados e, por isso, a posição estratégica do heliponto facilitará o socorro às vítimas desse tipo de acidente.

“Teremos a possibilidade de trazer uma vítima de afogamento para ser estabilizada na própria UPA ou na aeronave. Eventualmente também pode ocorrer de ter que fazer a retirada de algum paciente para ser transportado para outro hospital, como o Hospital Regional de Paranaguá, por exemplo”, destacou o major.

PRESENÇAS - Além do Secretário de Estado da Saúde, do Secretário de Estado da Segurança, do Comandante do BPMOA e do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, estiveram presentes no evento o Prefeito de Matinhos, Rui Hauer, o Secretário Municipal da saúde Claudino Lourenço e a diretora da UPA Matinhos, Karina Mariana Lindolfo, entre outras autoridades estaduais e municipais.