Operação Ezequiel 37: Estratégia para combater a criminalidade em Paranaguá 26/01/2024 - 21:22

Na tarde desta sexta-feira (26/01), foi realizada na cidade de Paranaguá a 6ª Edição da Operação Ezequiel 37, uma iniciativa do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que reúne esforços conjuntos para combater a criminalidade na região, com foco especial na redução dos índices de homicídios.

A operação, que teve início às 17h na sede do 9º BPM, é resultado de um planejamento estratégico que integra unidades especializadas da Polícia Militar, como as Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Patrulha Costeira, a Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), o Pelotão de Eventos, equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especiais (BPRONE), da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTran) e as ROTANs do 6º Comando Regional (6º CRPM). Este ano, a ação conta também com o apoio ostensivo da Polícia Civil, por meio do COPE (Centro de Operações Policiais Especiais) com um efetivo de cerca de 90 policiais.

Os locais de Paranaguá foram setorizados após uma análise estatística detalhada, identificando os chamados "pontos quentes" de atividade criminosa. Cada tropa, organizada em pelotões, foi designada para atuar em setores específicos, realizando abordagens, bloqueios e mantendo presença constante nos pontos considerados mais sensíveis.

O objetivo principal da Operação Ezequiel 37 é a redução dos índices de homicídios, que têm sido uma preocupação crescente na região. A operação se destaca pela sua abordagem multifacetada, combinando táticas de policiamento ostensivo e investigativo, buscando não apenas responder a crimes já cometidos, mas também prevenir futuras ocorrências.

Moradores de Paranaguá têm observado o aumento da presença policial nas ruas, uma medida que, segundo autoridades, visa proporcionar uma sensação maior de segurança e desencorajar atividades criminosas. As ações policiais estão sendo conduzidas sob um comando centralizado, garantindo uma resposta rápida e eficiente a qualquer incidente.

A Operação Ezequiel 37 é um exemplo claro do compromisso das forças de segurança com a proteção da comunidade. Autoridades locais e estaduais acompanham de perto o desenvolvimento da operação, esperando que esta iniciativa traga resultados significativos na melhoria da segurança pública em Paranaguá.

Comunicação Social PMPR

GALERIA DE IMAGENS