Operação Metrópolis retira mais de 2,5 tonelada de drogas no Oeste do estado; 40 pessoas acabaram presas 29/06/2020 - 18:58

O 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), apresentou, na tarde desta segunda-feira (29/06), o primeiro balanço da Operação Metrópolis, que está sendo desencadeada no Oeste do estado. Mais de 2,5 toneladas de drogas, nove armas de fogo e 350 munições foram apreendidos, além de 40 pessoas presas. As ações já geraram um prejuízo de mais de R$ 6 milhões aos criminosos.

A operação é coordenada pelo Comandante do 5º CRPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, e está sendo desenvolvida na região Oeste do estado. “A região não é estratégica apenas para o Paraná, mas também para o Brasil, pois estamos em período da supersafra da maconha no Paraguai e é por aqui que a droga e o contrabando passa”, disse o tenente-coronel.

A Operação iniciou na sexta-feira (26/06), e somam esforços na operação, juntamente com a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Receita Federal e a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. Também participam da operação o 6º BPM, o 14º BPM, o 19º BPM, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), atuando em conjunto nos 52 municípios.

“As equipes policiais já retiraram de circulação mais de 2,5 tonelada de maconha, 1,2 mil caixas de cigarros, nove armas de fogo, 350 munições e produtos contrabandeados. Ao todo, 40 pessoas já foram presas e geremos um prejuízo de mais de R$ 6 milhões aos criminosos”, acrescentou o tenente-coronel Ramos.

Em uma das ações vinculadas à Operação Metrópolis, na tarde desta segunda-feira (29/06), os policiais militares do 14º BPM, apreenderam mais 16 quilos de maconha, com o apoio do cão de faro Áquila. A droga estava em um ônibus interestadual que fazia a linha de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro (RJ). Nesta situação um homem foi preso.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Ramos, a Operação Metrópolis conta com a participação de mais de 600 policiais militares em mais de 100 viaturas. “Essa integração entre as unidades da PM e outros órgãos de segurança já demonstraram ser eficiente e importante, principalmente para a troca de experiência, informações e todos acabam ganhando muito com isso”, finalizou.