PM faz 17 prisões e apreende mais de 163 quilos de drogas nos primeiros dias da Operação Divisas Integradas III 30/10/2020 - 21:02

Os Batalhões e Companhias Independentes do Oeste e Noroeste do estado da PM, juntamente com as unidades especializadas, fizeram 17 prisões e apreenderam mais de 163 quilos de drogas pela Operação Divisas Integradas III. O balanço parcial até às 18 horas desta sexta-feira (30/10) aponta ainda que houve 1,8 mil abordagens e três veículos foram recuperados.

A presença ostensiva da Polícia Militar foi reforçada nas rotas de divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nas pontes, balsas e postos rodoviários, as equipes de área receberam apoio de Batalhões Especializados para intensificação de abordagens e fiscalizações à veículos e pessoas.

A parcial das ações até às 18 horas desta sexta-feira inlcui também 1.897 abordagens a pessoas e 1.095 veículos vistoriados, dos quais 13 foram autuados, cinco apreendidos e outros três recuperados.

A coordenação geral da operação é do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), da Secretaria da Segurança Pública (SESP-PR), que junto com os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros definiram a estratégia de atuação em pontos de divisa. O trabalho da PM está integrado à Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro e Marinha do Brasil e demais órgãos federais e estaduais dos estados vizinhos.

Além dos batalhões de área, coordenados pelos Comandos Regionais, atuarão as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Fronteira (BPFron), do 2º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo Norte Pioneiro e Norte do Paraná, e do 3º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pela região Noroeste do Estado.

DESTAQUES: O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRon) fez a apreensão de 230 pneus de origem paraguaia em Guaíra, durante desdobramentos da Operação Divisas Integradas III. Os produtos estavam em dois estabelecimentos que comercializam de maneira irregular.

Já em outra ação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), foi apreendido um pássaro silvestre encontrado em situação de cativeiro. O responsável assinou a lavratura de Infração Ambiental e terá que pagar multa de R$ 500,00.

Em outra situação, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apreendeu 37 tabletes de maconha que estavam no bagageiro de um ônibus de viagem que seguia de Toledo para Londrina pela PR 317, na cidade de Peabiru (PR). Em outra abordagem, desta vez no município de Rolândia, mais de 40 celulares e outros produtos eletrônicos foram apreendidos.