PM promove palestras e ações sobre saúde física e mental na Corporação 24/09/2019 - 19:23

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

A Seção de Assistência Social (SAS) e a Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Paraná estão promovendo a V Ação de Saúde Preventiva, onde os policiais poderão fazer exames médicos. A primeira etapa da campanha acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, já em um segundo momento, entre os dias 22 e 25 de outubro, os militares poderão ver os resultados e fazer outros testes.

 

Outras ações como palestras de prevenção ao suicídio também então sendo realizadas durante o mês. Promovendo um ciclo de palestras no intuito de incentivar a campanha do Setembro Amarelo. Dentro dessas ações, nesta terça-feira (24/09), quatro estagiárias de psicologia que estão desenvolvendo um projeto no 27º Batalhão, que tem sede em União da Vitória, visitaram o SAS em Curitiba.

 

Segundo o capitão Rafael Cordasco Penkal, as quatro estudantes já estão desde o começo do ano desenvolvendo esse trabalho com os policiais militares da unidade e vieram até a Capital para conhecer, de uma forma mais ampla, o trabalho desenvolvido dentro da Polícia Militar. “Na parte da manhã elas conheceram o Centro Terapêutico (CETE), onde é feito o atendimento e o tratamento de policiais em dependência química”, disse o capitão.

 

“Explicamos para elas como é feito o acolhimento dos policiais militares que tem transtornos mentais ou stress e as formas de tratamento, para que elas possam levar para a unidade na qual elas estão desenvolvendo esse projeto aquilo que já pé feito na Corporação”, complementou o capitão Penkal.

 

Segundo a estudante do 10º período de psicologia e estagiária do 27º BPM, Suelen Duci Franco, o estudo foi desenvolvido a partir de análises o que resultou em um projeto de qualidade de vida para os policiais militares. “Lá na unidade já desenvolvemos algumas atividades, levamos profissionais formados na área para conversar com os militares”, disse. “Essa visita faz com que a gente tenha outra visão do trabalho já desenvolvido dentro da Corporação nas questões de saúde mental, dependência química e transtornos”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS